terça-feira, 13 de setembro de 2022

Conservatório de Tatuí celebra cultura popular com show do Samba Coco Raízes de Arcoverde

Espetáculo gratuito do grupo originário do sertão pernambucano será nesta quinta-feira, 15, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

Foto: Kleber Gomes


13/09/2022 | O Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural do Conservatório de Tatuí receberá na quinta-feira, 15, às 20h, o grupo Coco Raízes de Arcoverde, uma das maiores referências da cultura popular do Nordeste. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados via plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

A turnê do grupo Coco Raízes de Arcoverde faz parte das comemorações dos 30 anos de tradição do gênero samba de coco de trupé. O espetáculo reúne influências das culturas indígena e negra mesclados ao melhor da poesia do sertão e do regionalismo nordestino. A apresentação faz parte do projeto “Não Morreu, nem morrerá”, que desembarcou neste mês no Sudeste e deve seguir para o Sul do Brasil.

Formado em 1992 por Lula Calixto e pelas irmãs Lopes, o grupo passou a ser conhecido do público a partir de 1996, quando rompeu as barreiras da pequena cidade de Pernambuco, Arcoverde, e passou a se apresentar em países como: Alemanha, Bélgica, Itália, Noruega e França. O trupé foi desenvolvido por Lula Calixto a partir de suas vivências musicais e consiste em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, resultando em uma sonoridade percussiva. As canções, que encantam pela simplicidade e as mensagens positivas, embalam, de maneira divertida, o som frenético do coco ritmado. O Grupo “Coco Raízes” utiliza o samba e o folguedo como manifestações presentes na dança e na música, sempre marcados pelos ritmos do triângulo, pandeiro, surdo e ganzá.

Com cinco álbuns gravados, um DVD e três videoclipes, Coco Raízes de Arcoverde já recebeu os prêmios “Circuito Funarte de Música Popular”, pela Funarte em 2010, a gravação do álbum “Godê Pavão”, pelo Ministério da Cultura, em 2009, contemplado com o prêmio “Culturas Populares” e o “Rumos da Música”, do Itaú Cultural, em 2005.

SERVIÇO
Show Coco Raízes de Arcoverde
Data: 15 de setembro de 2022, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita


Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata: Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário