quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Conservatório de Tatuí promove Encontro de Corais e reúne 300 estudantes e professores neste sábado (17)

O evento homenageia o educador e arranjador Samuel Kerr, um dos principais nomes do canto coral no país, e visa promover integração e compartilhamento de técnicas e repertórios

Samuel Kerr será o homenageado (Foto: CDMCC/Divulgação)


15/09/2022 |  Cerca de 300 estudantes e professores devem se reunir neste sábado, dia 17, para o Encontro de Corais do Conservatório de Tatuí. Voltado à integração e ao compartilhamento de técnicas e repertórios de Canto Coral, o evento homenageia o educador musical e grande expoente do canto coral do Brasil, Samuel Kerr, que também estará presente. A programação inclui atividades pedagógicas e apresentações musicais, das 10h às 12h e das 14h às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita (ingressos limitados).

De acordo com a coordenadora pedagógica da área, Rosana Massuela, o encontro será um espaço de integração e compartilhamento entre alunos(as) e professores(as) da disciplina de Canto Coral e Grupos Pedagógicos da instituição, nos cursos ministrados em Tatuí e no Polo São José do Rio Pardo, nos mais diferentes níveis de aprendizado. “Também vamos apresentar aos alunos e alunas, Samuel Kerr, grande expoente e referência da área Coral, por meio da execução de arranjos deste músico, atualmente com 82 anos. É nossa homenagem ao compositor, arranjador e regente coral que tem contribuído enormemente para o movimento coral no Brasil”, comenta.

No período da manhã, a partir das 10h, estão programadas apresentações dos Corais Infantis do Conservatório de Tatuí. À tarde, a partir das 14h, apresentam-se os corais infantojuvenis e adultos da instituição. Na oportunidade, também será lançado o livro “Samuel Kerr: Arranjos Corais”, com a presença de Mônica Thiele e Paulo Celso Moura, organizadores da publicação. O livro contém uma seleção de 24 arranjos escritos por Kerr, que participou da seleção, esclareceu dúvidas, comentou e definiu a ordem cronológica das obras para a publicação.

Samuel Kerr

Nascido na cidade de São Paulo em 1935, Samuel Kerr teve o primeiro contato com a música ainda criança -- seus pais cantavam no coro da Igreja Presbiteriana. Aos 13 anos, iniciou o estudo de piano e tornou-se organista. Kerr é bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo e Mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em toda a sua trajetória, atua como organista, professor regente e arranjador.

Citado como um dos mais influentes arranjadores de coro da música brasileira, acumulando no currículo grande quantidade de arranjos, que elaborou durante sua carreira como regente e professor de música, Samuel Kerr tem diversas premiações, entre elas: troféu OMB, de melhor regente, em 1973; duas vezes eleito melhor regente coral pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA); prêmio de direção musical pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp) e prêmio de personalidade do ano pela Associação Comercial de São Paulo.

Já esteve presente em diversos corais, incluindo Coral Paulistano (Teatro Municipal de São Paulo), Coral da 3ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, Coral da Unesp, Cia Coral, Associação Coral “Cantum Nobile”, Coral dos estudantes de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Madrigal “Psychopharmacon”, Coral dos voluntários da AACD, Coral da B’ nai B’ rith de São Paulo, Coral da Associação dos funcionários da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Coral do Museu Paulista da USP, entre outros. Na área acadêmica, atuou como professor de regência coral da Universidade de São Paulo, professor do Instituto de Artes da Unesp, diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo, diretor musical de teatro, escreveu dois livros e foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.

SERVIÇO
Encontro de Corais do Conservatório de Tatuí - Homenagem a Samuel Kerr
Data: 17 de setembro de 2022, sábado
Horário: 10h e 14h
Convidados: Mônica Thiele e Paulo Celso Moura
Coordenação: Rosana Massuela
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário