terça-feira, 27 de setembro de 2022

Turma do Curso de Teatro Juvenil do Conservatório de Tatuí é selecionado para o Festival ‘Vamos que Venimos’

Criado em 2018 por quatro artistas educadores e produtores independentes do ABC Paulista, o Festival de Teatro Adolescente VQV visa intercâmbio e a formação de jovens produtores culturais

“Refletir-se” -- 2º Ano do curso de Teatro Juvenil do Conservatório de Tatuí. Foto: Divulgação/Conservatório de Tatuí


27/09/2022 | Estudantes do segundo ano do curso de Teatro Juvenil do Conservatório de Tatuí estão entre os onze trabalhos selecionados para participar do Festival de Teatro Adolescente VQV: “Vamos que Venimos”, que será realizado de 2 a 6 de novembro, no Sesc Santo André. O grupo apresentará “Refletir-se”, exercício cênico baseado no conto “Espelho”, de Guimarães Rosa.

De acordo com as professoras Adriana Afonso e Erica Pedro, o trabalho traz um questionamento sobre o mistério que existe no reflexo -- de si mesmo e dos outros: “Existe um eu por trás de mim?”. Com classificação indicativa livre, a criação tem 40 minutos de duração e é produzida pelas estudantes Ana Clara Inácio de Camargo, Ana Júlia Oliveira, Carla Takenaka, Gabriela da Silva Corrêa, Lívia Romualdo Prates, Loise Bianka Gamarelle e Sarah Beatriz Revoredo.

O Festival VQV surgiu em 2018, por iniciativa de quatro artistas educadores e produtores independentes do ABC Paulista, que estabeleceram parcerias institucionais e inseriram o Brasil, em especial a cidade de Santo André, nesta rede. Segundo eles, buscando contribuir para o preenchimento de uma lacuna da formação artística e social do público jovem de identidade latino-americana. Desde então, o festival estabeleceu relações com diversas instituições do segmento, inclusive com o Conservatório de Tatuí.

“O VQV surgiu na Argentina e tem representações em outros países da América Latina. No Brasil, o núcleo fica em Santo André. Eles já foram nossos parceiros na Mostra de Artes Cênicas do ano passado, quando contamos com a participação de representantes do Chile e Argentina. Foi muito importante essa participação, pois eles compartilharam a maneira de trabalhar deles que é tão peculiar: é um festival que discute o protagonismo dos adolescentes no fazer teatral. Esse ano, na retomada do Fetesp, convidamos os organizadores do VQV Brasil como mediadores de todas as conversas, debates e apreciações dos espetáculos apresentados e fomos afinando essa parceria. No próximo VQV, o Conservatório de Tatuí também participará das apreciações e terá duas bolsas de produção para estudantes da instituição”, comenta o gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Antonio Salvador.

O Festival “Vamos que Venimos” é estruturado a partir de importantes princípios, entre eles: gratuidade para possibilitar o mais amplo acesso às atividades; caráter não competitivo em que se destaquem as potencialidades de cada trabalho; multiplicidade de grupos, com diferentes naturezas sociais e criativas, sejam ações institucionais ou independentes; geração de um espaço público formativo sem fins lucrativos; estabelecer uma rede de grupos jovens em toda a América Latina; manter parceria horizontal entre organizadores e participantes; ser um intercâmbio que possibilite a interação entre jovens; promover o exercício de escuta e a voz do pensamento jovem sobre todas as questões político-sociais atuais; valorizar a população jovem e incentivar o acesso aos bens culturais locais; propiciar o encontro entre pessoas de diferentes idades e procedências; gerar uma experiência de aprendizagem que possa ser multiplicada pelos participantes.

A partir de sua segunda edição, o VQV Brasil iniciou o projeto pedagógico “Produção Jovem”, voltado à formação de jovens produtores culturais por meio da prática em diversas áreas da produção do Festival. A comissão organizadora é formada por Amanda Tavares Dias, Arthur Hideki Okutani, Lígia Helena de Almeida, Paulo Gircys e Thaís Póvoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário