quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Câmara implanta em definitivo transmissão de sessões pelo YouTube

Canal está entre as novidades da gestão Marquinho de Abreu e será utilizado para ampliar acesso da população às audiências e eventos

13/09/2022 |  A Câmara Municipal de Tatuí implantou em definitivo um novo meio de divulgação das atividades legislativas. Na noite de segunda-feira, 12, encerrou a fase de testes do canal no YouTube, criado para ampliar o acesso da população às sessões ordinárias e extraordinárias e às audiências e eventos.

A primeira experiência aconteceu na noite de 29 de agosto com a transmissão de sessão ordinária. O projeto-piloto, como é chamada a primeira experiência de toda nova ação, trouxe elementos até então não empregados: a tela de espera e o QR Code. A tela de espera é uma animação com informações da “live” e o endereço do site da Casa de Leis. Já o QR Code é um código de resposta rápida (quick response, em inglês) que pode armazenar dados como números de telefones e endereços de websites. O código exibido na tela de espera das transmissões da Câmara direciona o espectador para o canal do YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos. Para utilizar o QR Code, basta apontar a câmera do aparelho celular para a imagem.

Neste mês, o Legislativo realizou outras duas reuniões, uma ordinária e outra, extraordinária, que serviram para os últimos ajustes da ferramenta antes da divulgação para o acesso público. Os trabalhos aconteceram nas sessões da noite de segunda-feira, 5, totalizando 33 visualizações.

O Presidente da Câmara, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), explica que o serviço gratuito de streaming (tecnologia de transmissão de áudio e vídeo pela internet) vem complementar o trabalho que a Câmara já realiza. “Nós estamos aprimorando as tecnologias”, inicia.

Marquinho cita que a veiculação das sessões pela web existe desde 2015. As atividades começaram em novembro daquele ano, com acesso pelo site do Legislativo - www.camaratatui.sp.gov.br. Mais tarde, houve a migração do sinal para um endereço específico. Surgia a TV Câmara, acessível em www.tvcamaraaovivo.net, desenvolvida para concentrar as transmissões e possibilitar a criação de um acervo de vídeos para consultas posteriores.

“A expectativa é que esse canal permita a muito mais pessoas acompanharem o trabalho que nós, vereadores, estamos desenvolvendo. É uma ferramenta que a população passa a ter para cobrar o parlamentar, saber o que ele defende e como vota em questões importantes”, avalia.

Um dos diferenciais entre a TV Câmara e o canal é que os espectadores podem, a partir de agora, se inscrever e ativar notificações toda vez que um novo vídeo for transmitido. Outra novidade é que os cidadãos podem compartilhar as transmissões e comentar a respeito da pauta em discussão.

“É uma ferramenta que atende à minha missão de criar uma cultura de Transparência Ativa no município. Demos o primeiro passo no mês passado, com a aprovação do ‘Tatuí Nota 10’, inspirado na iniciativa criada pela CGU - Controladoria-Geral da União para assegurar o cumprimento de requisitos exigidos pela Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°”, afirma Marquinho.

De acordo com o Presidente da Câmara, o canal segue essa diretriz, pois é nas sessões que os vereadores solicitam ou divulgam dados públicos fundamentais para garantir a transparência.

Além disso, a plataforma simplifica o caminho para que as pessoas possam exercer a participação cívica e praticamente universaliza o acesso. Marquinho destaca que o YouTube lidera o consumo de vídeos no Brasil, de acordo com a pesquisa Kantar Ibope Media, de março deste ano. Segundo os dados, 86% dos brasileiros assistem a vídeos on-line. Outra pesquisa, de 2019, mostra o Brasil como o segundo país do mundo com maior consumo de vídeo no celular, atrás apenas da Índia.

Marquinho acrescenta ainda que a população terá a oportunidade de deixar pedidos de indicações, requerimentos e sugerir projetos com base nas necessidades das comunidades em comentários, uma vez que as solicitações poderão ser vistas por todos os parlamentares. Para acessar o canal, basta clicar no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário