sábado, 17 de setembro de 2022

Museu recebe concerto de música renascentista, barroca e clássica no dia 22

Além de ouvir as composições, o público presente ainda poderá ter contato com réplicas de instrumentos da época.

Concerto Didático "Ars de Pulsatione" será ministrado por Dagma Eid. (DI-PMT/Divulgação)


17/09/2022 | Como parte da programação nacional da “16ª Primavera dos Museus” – uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), o Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí, receberá, na próxima quinta-feira (22/09), às 19h, o Concerto Didático “Ars de Pulsatione”, ministrado por Dagma Eid.

Com classificação livre e entrada franca, o concerto é composto por músicas de correntes Renascentista, Barroca e Clássica – presentes em um álbum musical lançado em 2022 pela proponente do projeto. As composições serão executadas por instrumentos de cordas dedilhadas, que remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, como vihuela, guitarra barroca e guitarra romântica.

O nome em latim “Ars de Pulsatione” faz referência a arte de tocar os referidos instrumentos, que são parte da família do violão. Sendo assim, além de executar as composições, o Concerto demonstra a história da evolução deste instrumento de cordas. O público presente ainda poderá ter contato com réplicas de instrumentos da época.

O projeto foi um dos habilitados no Edital de Cultural 03/2022, do “2º Festival de Arte e Cultural de Tatuí”, promovido pela Prefeitura de Tatuí.

O Museu Histórico Paulo Setúbal, local do concerto didático, está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

Dagma Eid é violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, doutoranda em Música pela Unesp, mestre em Música pela USP, bacharel em Música pela Unesp e formada em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí. Ela já participou de diversos festivais e cursos de extensão universitária Brasil afora, sendo premiada em concursos nacionais.

A violonista também realiza atividades na música de câmara, atuando em duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Com a Camerata de Violões de Tatuí, ela gravou os CDs “Vê se te agrada” e “Octopus Convida”; com o Duo Favoriti – único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829 – gravou o CD “Diversi”.

Em 2020, lançou o álbum “Ars de Pulsatione”, que descreve sua trajetória como violonista e pesquisadora, com o mesmo nome da série de vídeos que produz para seu canal no Youtube. Atualmente é professora de violão e de cordas dedilhadas históricas, música de Câmara e regente da Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário