sexta-feira, 30 de setembro de 2022

CCR SPVias e Instituto CCR comemoram Dia Internacional da Música com o apoio a projetos de fomento à cultura

Projeto Guri, Conservatório de Tatuí e Instituto Baccarelli são iniciativas apoiadas pela concessionária no Dia Internacional da Música, celebrado em 1° de outubro.

Conservatório de Tatuí


30/09/2022 | Neste sábado, dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Música. A data entrou para o calendário de comemorações mundiais em 1975, instituída pela Unesco, através de seu órgão consultivo International Music Council - IMC (Conselho Internacional de Música em tradução direta) cujo objetivo é o de promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música.

A CCR SPVias, por meio do Instituto CCR, apoia iniciativas de fomento à cultura através do ensino da música nas comunidades onde atua beneficiando diretamente cerca de 65 mil pessoas. O Projeto Guri, por exemplo, presente na Capital paulista e região da metropolitana de São Paulo, é o maior programa sociocultural de educação musical e prática coletiva de música para crianças e adolescentes do Brasil. Tem como missão promover a educação musical e o desenvolvimento humano de gerações em formação. O projeto beneficia anualmente 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo Estado de São Paulo, 384 polos de ensino.

Igualmente voltado para o ensino artístico e musical, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí, é uma escola pública de música e artes cênicas da cidade de Tatuí - SP que forma cerca de 2 mil profissionais da música por ano entre instrumentistas, cantores e atores. Seus mais de 50 cursos regulares distintos e gratuitos têm duração média de sete anos e seus alunos se destacam em concursos nacionais e internacionais.

Outra iniciativa que merece destaque é o Instituto Baccarelli, uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de musical combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Sediada há 25 anos na comunidade de Heliópolis, na região sudeste de São Paulo, o projeto leva a educação por meio da música a 1.150 jovens com baixo acesso à cultura. Hoje, a comunidade é uma referência para outras periferias da Capital por ser considerada um dos maiores polos de efervescência cultural Brasil, abrigando duas orquestras sinfônicas.

Para a Gerente de Responsabilidade Social do Instituto CCR, Jéssica Trevisam, iniciativas como o Instituto Baccarelli, o projeto Guri e o Conservatório de Tatuí, que têm como base o ensino da música, ajudam a transformar a vida das crianças e jovens. “Por meio desses projetos apoiados pelo Instituto CCR, queremos oferecer acesso à cultura para todas as pessoas e, desta forma, a transformação social nas comunidades."

Durante todo mês de outubro os projetos apoiados pela CCR SPVias e instituto CCR oferecerão mais de 80 apresentações musicais com entradas gratuitas e disponíveis para o público em geral. As a atrações reúnem as mais variadas expressões musicais e diferentes ritmos da música brasileira e internacional como camerata de violões, corais, jazz, Choro, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, dentre outros.

Programação

Conservatório de Tatuí

Com mais de 80 apresentações agendadas para o mês de outubro contará com peças teatrais, jazz e música popular brasileira, com entradas gratuitas. A programação completa pode ser acessada no site https://www.conservatoriodetatui.org.br/programacao/


Projeto Guri

Entre cameratas de violões, corais e ritmos brasileiros, o projeto possui 9 apresentações programadas para outubro voltadas para o público em geral

Confira os locais pelo site https://gurisantamarcelina.org.br/eventos/

Instituto Baccarelli

Contará com 4 apresentações da Orquestra Sinfônica de Heliópolis na Grande São Paulo.

Programação e ingressos poderão consultados através do site https://www.institutobaccarelli.org.br/agenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário