terça-feira, 16 de novembro de 2021

Prefeitura implanta, de forma experimental, o chamado Urbanismo Tático

O trabalho foi realizado no cruzamento das ruas Prudente de Moraes e Capitão Lisboa; próximo local deve ser na esquina da Apodet, cruzamento das ruas Cel. Aureliano e Juvenal de Campos.

Urbanismo Tático

16/11/2021 |  Quem passou pelo cruzamento das ruas Prudente de Moraes e Capitão Lisboa, na região central de Tatuí, deve ter notado alguns pneus pintados – que estão sendo reutilizados como vasos – e uma pintura diferenciada no solo. Trata-se de um alargamento de calçada, realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana

A ação experimental é intitulada de Urbanismo Tático e permite ao pedestre atravessar a rua de forma mais segura, realizando o trajeto em menor tempo, em razão da diminuição do espaço; além disso, os veículos tendem a transitarem em menor velocidade quando chegam ao local.

A implementação desse modelo de urbanismo já vem sendo muito elogiado pelos pedestres e pelo comércio local, pois além de gerar mais segurança, também melhora o paisagismo da região. “É uma forma de fazer intervenções urbanas a baixa custo, utilizando material descartável, como o pneu. A proposta é, por meio desta experiência, promover uma mudança comportamental de pedestres e condutores objetivando a diminuição de acidentes de trânsito”, explica o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Yustrich Azevedo Silva.

Com o sucesso do primeiro ponto desta ação, novas localizações devem receber o Urbanismo Tático, sendo o cruzamento das ruas Cel. Aureliano de Camargo com a Juvenal de Campos – nas proximidades da Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet) – um dos próximos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário