sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Big Band do Conservatório de Tatuí convida Nailor Proveta para show na Praça da Matriz

A apresentação musical será neste sábado, dia 13, às 20h30, como parte da programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí

Nailor Proveta

13/11/2021 |  A Big Band do Conservatório de Tatuí e o saxofonista Nailor Proveta farão uma apresentação gratuita neste sábado, dia 13, às 20h30, na Praça da Matriz de Tatuí. Criada em 1975, a Big Band vai receber o instrumentista, que ocupa lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil. Líder da Banda Mantiqueira, o artista transita por vários estilos, como choro, música erudita, sambas contemporâneos e música instrumental e geral. O evento integra a programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina – e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

De acordo com o coordenador do grupo, Prof. Diego Garbin, o programa deste concerto traz uma seleção especial da música brasileira, como “Triste” e “Tema Jazz” (Tom Jobim), “Caminhos cruzados (Tom Jobim e Newton Mendonça), “Zanzibar” e “Choro Bandido” (Edu Lobo), “Só Danço Samba” (Tom Jobim), “1x0” (Pixinguinha” e “Vovô Manuel” (Nailor Proveta).

Nailor Proveta já lia notas musicais antes de aprender as letras do alfabeto, e aos 6 anos de idade tocava clarinete na banda de Leme (SP), a sua cidade natal. Também muito cedo iniciou a carreira profissional tocando em bailes no conjunto liderado pelo seu pai, o acordeonista e tecladista Geraldo Azevedo. Estudou saxofone e integrou outras formações musicais da região, entre as quais a Banda do Brejo, da cidade de Valinhos (SP). Mudou-se para São Paulo e, aos 16 anos, já era integrante da orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca, famosa em todo o Brasil. Em seguida, participou da banda do 150 Night Club, no Hotel Maksoud Plaza, badalada casa noturna de São Paulo que apresentava regularmente grandes atrações internacionais.

Teve então a oportunidade de dividir o palco com artistas célebres como Anita O’Day, Joe Williams, Paquito D’Rivera, Benny Carter e Natalie Cole. Fez diversas apresentações pelo Brasil tocando na orquestra de Ray Conniff. Formou os grupos Banda Aquarius, Sambop Brass e, por último, a Banda Mantiqueira, liderando-os e escrevendo a maior parte dos arranjos. Com o primeiro CD Aldeia, a Banda Mantiqueira foi nomeada para um Grammy em 1998, na categoria de Melhor Performance de Jazz Latino.

Proveta é um dos músicos mais requisitados para elaboração de arranjos na área da música popular e também erudita. Neste último campo, faz frequentemente arranjos para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e para a Orquestra Jazz Sinfônica. Como instrumentista e arranjador é presença assídua nos estúdios de gravação e figura na ficha técnica de centenas de álbuns dos artistas mais consagrados da música popular brasileira. É muito solicitado para ministrar workshops nos principais conservatórios do Brasil.

Big Band do Conservatório de Tatuí

O grupo foi criado em 1975 com o objetivo unir alunos de nível avançado dos cursos de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí e professores da instituição para promover a prática de big band e o estudo do repertório tradicional para este tipo de formação. O grupo atuou de forma independente do final da década de 1970 até 1998, quando voltou ao comando da instituição. Em 2005, realizou sua primeira apresentação internacional ao participar do 1º Festival Internacional de Jazz, realizado em Assunção, no Paraguai. Em 2006, lançou o CD “Big Band SamJazz- 30 anos”.

Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais – de músicas para festas dançantes à música instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. O grupo já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso. E já recebeu outros tantos convidados consagrados, como Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Maestro Branco, Mario Campos, Ademir Jr, Marcelo Coelho, Rafael Rocha, Moisés Alves, além dos norte-americanos Rex Richardson, Adam Rapa, Daniel Barry (trompetistas), Miles Osland (saxofonista), entre muitos outros.

Em algumas oportunidades, a Big Band uniu-se à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, formando uma “Orquestra Jazz Sinfônica”, executando obras de grandes compositores como Cyro Pereira, Duke Ellington e Billy Strayhorn, dentre outros. Destacam-se também outros interessantes projetos realizados, como o concerto didático “A trajetória das Big Bands no Brasil” assistido por 1300 crianças da rede pública de ensino e o concerto “Eruditos para Big Band”, onde foram executadas obras escritas originalmente para big band, assinadas por compositores clássicos como Leonard Bernstein, Igor Stravinsky, Edmundo Villani Cortes e Guerra-Peixe, além de adaptações para big band de obras de Heitor Villa-Lobos.

60ª Semana da Música

Evento mais longevo do Conservatório de Tatuí, criado em 1961 pela então diretora Yolanda Rigonelli, a Semana da Música ocorre sempre próximo ao dia 22 de novembro, quando é celebrado o Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Cancelada no ano passado em razão da pandemia, a programação deste ano será estendida de 7 de novembro a 4 de dezembro, e marca a ampliação da retomada gradual de atrações culturais presenciais da instituição.

SERVIÇO
60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí
Big Band do Conservatório de Tatuí & NAILOR PROVETA
Diego Garbin, coordenação
Data: 13 de novembro de 2021, sábado
Horário: 20h30
Local: Praça da Matriz, Centro, Tatuí/SP

Patrocinadores Conservatório de Tatuí
Patrocinador ouro: CSN
Patrocinador prata: Visa

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário