domingo, 28 de novembro de 2021

Livro produzido por alunos da escola Eugênio Santos tem Dia de Autógrafos na Biblioteca Municipal

Interessados em participar do Dia de Autógrafos devem entrar em contato com a Biblioteca, situada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro


28/11/2021 |  A Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão receberá Dia de Autógrafos do livro produzido por alunos da EMEF “Eugênio Santos”. O evento acontecerá nesta segunda-feira (29/11), às 9h, e no dia 2/12 (quinta-feira), às 13h30.

A primeira sessão será conduzida pelos alunos do 4º ano B e a segunda sessão pelos alunos do 2º ano D; ambas as turmas são coordenadas pela professora Fabiana Aparecida Paes de Almeida Moraes, que teve a ideia de criar um livro de palavras ao ler, durante uma roda de leitura, a obra “100 Palavras – Um Dicionário Infantil”, de Vicente Luís Borges.

Em uma conversa com os alunos, as crianças concordaram entre si que “não tinham capacidade para escrever um livro”, de acordo com as palavras da professora, que propôs então que cada um deles escrevesse uma definição sobre algumas palavras, por meio de textos e desenhos. 

Inicialmente, o Projeto tinha o intuito de criar nos alunos o hábito da leitura, todavia, suas produções foram tomando forma, “a cada letra, a cada desenho, a imaginação das crianças ia fluindo, como em um passe de mágica”, diz Fabiana. Para o nome do livro a professora realizou uma votação com os alunos. “Acabou com um empate e cada um decidiu pelo nome que mais gostou: ‘Nosso Alfabeto’ e ‘Dicionário Infantil Ilustrado'”, conta Fabiana.

A diretora da EMEF “Eugênio Santos”, Andréia Aparecida Soares, comenta que este tipo de trabalho com os alunos é uma forma de incentivo à leitura, mantida pela Escola. “Eu prezo pela aprendizagem significativa. Os alunos sentem quando é significativo e jamais esquecem”, afirma a diretora, que recebeu total apoio do coordenador pedagógico da escola, Renato de Jesus Cavalheiro.

Os interessados em participar do Dia de Autógrafos devem entrar em contato com a Biblioteca, que está situada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3259-5647.

Nenhum comentário:

Postar um comentário