segunda-feira, 3 de maio de 2021

Conselho Municipal de Cultura propõe auxílio emergencial para artistas

Conselho também pede à Prefeitura a reabertura do cadastramento municipal de artistas

Prefeitura de Tatuí / Divulgação

02/05/2021 | Foi realizada no dia 29 de abril, a terceira reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tatuí, do biênio 2021/2022. Em virtude da pandemia, o encontro aconteceu remotamente, pela plataforma Zoom, das 18h às 20h.

Na reunião, foi debatido pelo Conselho a possibilidade de propor ao poder legislativo a criação de uma lei municipal de auxílio emergencial, durante a pandemia, para os artistas. Também foi estudada a possibilidade de ações para que o Conselho tenha mais participações de artistas locais.

Além disso, o Conselho decidiu que, por meio de seu presidente, Davison Cardoso Pinheiro, enviará ofício para a Prefeitura de Tatuí manifestando o desejo de reabrir o cadastramento municipal de artistas, ato importante para que cada artista possa submeter seus projetos culturais para as leis de fomento que, porventura, sejam aprovadas, tanto nas esferas federal, como estadual e municipal. A atualização deste cadastro é importante, também, para que as políticas públicas voltadas para a Cultura sejam mais assertivas, por estarem embasadas em números reais da população artística de Tatuí.

Com relação à ZEICT (Zonas de Especial Interesse Cultural e Turístico) /Lei do Silêncio, o presidente do Conselho também está trabalhando para a criação de um curso, que deve oferecer aos fiscais e interessados o conhecimento necessário para realizar a medição de ruído, segundo a nova norma ABNT, do ponto de vista de teoria, procedimento e equipamentos possíveis. Isto é um ponto muito importante para o desenvolvimento turístico de Tatuí.

As reuniões do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tatuí, ocorrem todas as últimas quintas-feiras do mês, às 18h, na sede da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, localizada na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, e em tempos de pandemia da Covid-19, respeitando o Plano São Paulo, ocorrem de forma remota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário