domingo, 30 de maio de 2021

Fórum de Cultura de Tatuí começa na quinta-feira (3)

FÓRUM PERMANENTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CULTURA

Simone Brites Pavanelli

Este fórum está sendo organizado pelo Movimento Popular Práxis, dentro do Laboratório de Cultura, em continuidade ao 1º Seminário de Cultura de Tatuí, de 2019. O Fórum será virtual, na plataforma Zoom, com transmissão nas redes sociais do Movimento Práxis.

O primeiro dia será dedicado a falas de artistas da cidade para que tenhamos uma ampla visão da diversidade cultural. No segundo dia serão abordados os temas: Sistema Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Cultura e como cada um deles se integra e promove a construção de uma lei municipal de fomento para as artes da cidade. No terceiro dia o tema específico de políticas públicas para a cultura é a elaboração da lei com fundo direto, tendo como base a lei municipal de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo. Em cada dia teremos pessoas da área artística para desenvolver os temas, tornando este um fórum de formação, e esta é somente a primeira agenda.

SERVIÇO

Dia 03 de junho, das 15h às 18h
Abertura: Vereador Eduardo Sallum - mandato compartilhado
TEMA: PANORAMA CULTURAL DA CIDADE
Fala dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura da cidade

Dia 04 de junho, das 15 às 18h
Abertura: Davison Pinheiro – presidente do Conselho Municipal de Cultura de Tatuí
Tema: Sistema Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura – a importância e a inter-relação de cada uma dessas instâncias na elaboração e implementação de uma lei de fomento com fundo direto.
Mariana Dias - diretora do Departamento de Cultura de Vinhedo
Junior Brassalotti – presidente do Conselho Municipal de Cultura de Santos
Ambos integrantes do FLIGSP- Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo

Dia 05 de junho, das 15h às 18h
Abertura: Rogério Vianna - diretor do Departamento de Cultura de Tatuí
Tema: lei municipal de fomento com fundo direto com base na lei de São Paulo
Thiago Vasconcelos - vice-presidente da Cooperativa Paulista de Teatro
Ana Souto- SATED
Ambos integrantes do movimento de teatro de grupos de São Paulo

Para se inscrever é preciso acessar um link que está sendo divulgado nas redes sociais do movimento popular práxis, como o Instagram.

Link - Inscrição no Fórum https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePR9Ji-wP8yBpsst2kXUpnJLkE_66njxDNoeqnV8FJl8NtBA/viewform

Ou no contato: 11965639248

Este Fórum está sendo organizado coletivamente no Laboratório de Cultura do Movimento Popular Práxis

Simone Brites Pavanelli – uma das integrantes deste coletivo

“Sou do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, de São Paulo, e estou em Tatuí há 6 anos. Sou integrante do Movimento de Teatro de Rua de São /Paulo e da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

É fundamental a organização dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura em movimentos organizados que pautem o poder público. Este fórum vai cumprir uma agenda formativa, mas também cumpre o papel da construção dessa rede de artistas, Conselho de Cultura e Secretaria de Cultura. A princípio estão todxs interessadxs em alavancar a cultura da cidade com uma lei com fundo direto, então vamos trabalhar! Vamos estudar e propor! Meu grupo foi contemplado pela lei municipal de fomento em São Paulo de 2007 a 2016, é maravilhoso ter recursos pra desenvolver uma pesquisa sem pensar em mercado cultural, que na verdade é uma ilusão. Então queremos trazer para Tatuí essa realidade. A cidade tem tanto artista incrível, imagina só se todes pudessem ter recursos pra se desenvolver mais e entregar mais para a população. A arte tem a capacidade de curar uma sociedade!"

Simone Brites Pavanelli é artista e uma das organizadoras do Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário