sábado, 22 de maio de 2021

Conselho de Saúde promove capacitação para conselheiros de Tatuí e Região

A primeira aula, de uma série de 4 encontros quinzenais, aconteceu na terça-feira (18); as outras serão realizadas nos dias 1, 15 e 29 de junho, das 18h30 às 20h30, de forma híbrida.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

21/05/2021 | O Conselho Municipal de Saúde de Tatuí, em parceria com a Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB), está promovendo uma capacitação para os conselheiros de Tatuí e de municípios da região. A primeira aula, de uma série de 4 encontros quinzenais, aconteceu na terça-feira (18/05); as outras serão realizadas nos dias 1, 15 e 29 de junho, das 18h30 às 20h30, de forma híbrida, sendo presencialmente em uma sala de reunião da Secretaria de Educação e virtualmente.

O objetivo do curso é qualificar e orientar os conselheiros para atuarem no controle e na elaboração de políticas públicas no município. Ele é dividido em 2 módulos, sendo 2 encontros cada módulo, com exposições realizadas pelos profissionais da FAESB, que também são responsáveis pela proposta apresentada e desenvolvedores do material de apoio e assessoria para o Conselho.

O primeiro módulo “Conselho de Saúde, Participação e Controle Social” refletirá sobre a responsabilidade do compartilhamento das decisões no âmbito da sociedade civil e sensibilizará os conselheiros, dando-lhes oportunidades com a formação específica quanto à importância do papel deles em decisões administrativas e financeiras referentes a saúde, com vistas a qualificar suas atuações.

Já o segundo módulo “Conselho de Saúde, Controle Social e Processo Orçamentário”, tem o intuito de apresentar os instrumentos de orçamento que devem ser objeto de análise dos Conselhos de Saúde e as instituições que estão envolvidas no processo orçamentário da saúde.

No primeiro encontro, conduzido pelo professor Me. Domingos Polini Netto, participaram 44 pessoas, sendo 12 conselheiros de saúde de Tatuí, 1 conselheiro de saúde de Porangaba e 6 conselheiros de saúde de Cesário Lange, além de 25 alunos da FAESB, que cursam o último semestre de Enfermagem.

O curso de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde é acompanhado pela professora Dra. Carla A. Barreto, diretora acadêmica da FAESB, pela supervisão de estágio do curso de Enfermagem e pelos acadêmicos do mesmo curso.

Os trabalhos das próximas semanas terão novamente a contribuição dos alunos que estão no último ano de Enfermagem e estão realizando o estágio supervisionado obrigatório. Para a professora Carla Barreto, esta ação de extensão para a comunidade é uma dimensão do aprendizado significativo de competências gerenciais na área da saúde. “Para as nossas acadêmicas e para a FAESB é uma ação que corresponde a nossa missão social, que é contribuir com o município de Tatuí. Assim, nossos valores institucionais se apresentam: o compromisso, a coerência e a fidelidade à missão, com vistas à formação de cidadãos reflexivos e responsáveis, capazes de exercer liderança em suas atuações. A FAESB parabeniza a iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, presidido pelo senhor Junior Fiuza”, destaca Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário