domingo, 23 de maio de 2021

Tatuí se destaca como uma das cidades do país mais seguras para se viver

O município apresenta desempenho acima da média em todos os indicadores de segurança pública do Ranking de Competitividade dos Municípios do CLP.

Por Grupo CCR

20/05/2021 | A quarta parada do projeto “A Estrada para crescer”, uma parceria entre a agência Virtú, a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP) e o grupo CCR, é a cidade de Tatuí (SP). Conhecida mundialmente como a “Cidade da música”, por abrigar o maior conservatório de música da América Latina, e por seus irresistíveis doces caseiros, o município vem chamando atenção pelo seu crescimento exponencial. Em 2018, o PIB alcançou os R$ 4 bilhões e a cidade vem registrando uma expansão anual de cerca de 4,4%, comprovando o seu potencial econômico. A agropecuária e a indústria constituem uma fatia significativa desse, representando 33% da riqueza municipal.

Distante 130 km de São Paulo, Tatuí possui uma localização privilegiada, com importantes rodovias ao seu redor: Castello Branco, Prefeito Antônio Romano Schincariol, Senador Laurindo Dias Minhoto e Gladys Bernardes Minhoto. Melhorar e ampliar os acessos a essas estradas, com a implantação de refúgio no canteiro central e a remodelação do dispositivo de acesso pela Rodovia Antônio Romano Schincariol, por exemplo, vão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local, trazendo mais qualidade de vida, segurança viária e tornando a cidade ainda mais acessível.

Essa localização estratégica tem despertado a atenção de companhias nacionais e internacionais. Empresas como a BRF, multinacional brasileira no ramo alimentar, e a americana Bunge, gigante do setor do agronegócio, escolheram a cidade para sediar suas instalações, contribuindo para o crescimento na oferta de oportunidades de trabalho, com salários mais competitivos. A renda média dos “pé vermeio” (como os tatuianos chamam a si próprios) é de 2,6 salários mínimos.

Mas Tatuí também tem seus desafios, como a situação fiscal. Mesmo com um endividamento controlado, as obrigações financeiras da cidade correspondem a 316% da receita anual. Outra preocupação diz respeito à área da Saúde - apenas 48% da população têm acesso ao atendimento básico, enquanto a média nacional do Ranking do CLP é de 71,4%.

Na Educação os resultados são bastante positivos: 72% das matrículas da educação infantil são realizadas em escolas em tempo integral, enquanto a média nacional está no patamar dos 28%. Nesse indicador, a cidade ocupa a 6ª posição em SP e a 14ª no Brasil.

No saneamento básico, os números também são bem favoráveis, com 93,25% das residências ligadas à rede de esgoto e 77% dos dejetos tratados, superando em muito a média brasileira de 46,5%.

Confira no Infográfico os principais números de Tatuí.


Infográfico - Tatuí (SP) — Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário