quinta-feira, 13 de maio de 2021

7ª Conferência da Saúde de Tatuí reafirma defesa do SUS

A 7ª Conferência foi realizada na quarta-feira, dia 12, de forma híbrida, com 21 pessoas na sala de sessões da Câmara Municipal e os demais de forma o-line.

Conferência foi realizada de forma híbrida - presencialmente na Câmara Municipal de Tatuí, com 21 pessoas, e por uma plataforma on-line; certificados foram entregues.

13/05/2021 | Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, nesta quarta-feira (12/05), a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde, Informação e Conscientização”, o evento debateu sobre os 4 eixos do “Manual Básico para a Realização de Conferências de Saúde”.

Pela primeira vez, a conferência foi realizada de forma híbrida – presencialmente na Câmara Municipal de Tatuí, com 21 pessoas, e por uma plataforma on-line. O evento foi conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Celso Fiuza Junior; também estiveram presentes no local o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador João Éder Alves Miguel; a secretária municipal de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins; o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso; além de funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

A diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Olga Daniela Kramek, apresentou os eixos para os participantes, que são: reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade, equidade e descentralização, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as esferas federativas, do município à União; e avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde, refletindo também sobre outros problemas, além da pandemia da Covid-19 e do surto de Dengue.

O encontro também teve a participação dos alunos da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara de Tatuí (FAESB) e de representantes de serviços sociais, que ajudaram na composição de propostas baseadas nos 4 eixos apresentados.

No decorrer da Conferência Municipal foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde, que serão: Cíntia Scaglioni (gestora), Ana Paula Andrade (servidora pública), Carla Barreto e Patrícia Fernanda da Silva Camargo (munícipes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário