segunda-feira, 24 de maio de 2021

Escola Deócles premia os vencedores do projeto 'Cancelando a Dengue'

Devido ao sucesso da ação, o Setor de Combate à Dengue anuncia que um novo projeto será realizado, no segundo semestre deste ano, englobando mais escolas.

Os vencedores (Divulgação / Prefeitura de Tatuí)

24/05/2021 | A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a E. E. “Prof. Deócles Vieira de Camargo”, promoveu o Projeto “Cancelando a Dengue”, que teve o intuito de conscientizar a população sobre a importância do combate à Dengue, por meio de trabalhos realizados por crianças e adolescentes. A premiação dos trabalhos vencedores aconteceu na última sexta-feira (21/05), no auditório Jornalista Maurício Loureiro Gama, do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM).

No Projeto, os alunos teriam que desenvolver ações de conscientização, principalmente em seus bairros, que contribuíssem para a diminuição de casos de Dengue no munícipio – que estavam mais elevados na época do lançamento,  –, como a elaboração de cartazes informativos e alertas para a vizinhança, sempre seguindo as normas sanitárias vigentes de combate à Covid-19.

Participaram 100 alunos, dos quais 9 foram premiados no evento da última sexta-feira, que foi aberto apenas para a família dos vencedores, em virtude da capacidade reduzida do local, como determina a fase atual do Plano SP de combate ao novo Coronavírus. Também estiveram presentes a coordenadora do Setor de Combate à Dengue da Prefeitura de Tatuí, Juliana Camargo da Costa, e a professora responsável pelo Projeto, Carla Fernanda Barros.

O Projeto foi dividido em duas categorias: a “Destaque” e a “Classificação Geral”, premiando 3 e 6 alunos, respectivamente. Na categoria “destaque”, dos três premiados, um é autista e o outro tem dislexia e déficit de atenção. “Eles fazem acompanhamento com professores auxiliares, sendo que cada um deles tem o seu profissional na sala de aula. Vale destacar que eles têm se desenvolvido muito durante esse período de pandemia, apesar das aulas remotas, realizadas em casa”, explica a professora.

A aluna Marianne Raupp, de 10 anos de idade, que frequenta o 6º ano do Ensino Fundamental, ficou muito feliz em participar do Projeto e ajudar na conscientização da população sobre o combate à Dengue. “Eu achei o Projeto muito criativo e também importante, pois ele passou uma mensagem de cuidado e atenção para as pessoas. Eu aprendi que sempre temos que estar atentos aos pequenos detalhes, porque o ‘mosquitinho’ faz um estrago, com muitas consequências”, comentou a participante, que ficou em 3º lugar em uma das categorias.

Na classificação geral dos trabalhos, destaca-se os três primeiros colocados, que foram premiados com um relógio Smartwatch, um iDots (fone de ouvido sem fio) e um fone de ouvido da JBL. O terceiro e o segundo colocados apresentaram em seus projetos, respectivamente, uma armadilha para capturar o mosquito Aedes aegypti e um vídeo com falas de uma pessoa que teria falecido em virtude da doença. O primeiro colocado, Daniel Mazzi da Silva, de 13 anos de idade, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, apresentou, em slides, um levantamento epidemiológico dos casos de Dengue em diversos bairros de Tatuí, nas quatro últimas semanas; além de ter distribuído cartazes informativos sobre o combate à Dengue nos bairros que tinham maior incidência de casos. “As pessoas têm que pensar que a Dengue não é brincadeira, não é só um ‘mosquitinho’, que causa uma ‘gripezinha’. Igual à Covid-19, as pessoas subestimam demais a doença, sendo necessário aprender o que elas causam e como se prevenir”, destaca o vencedor do Projeto.

Graças ao saldo positivo alcançado pela ação, a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Camargo da Costa, anunciou que, no segundo semestre deste ano, um novo Projeto será realizado, englobando mais escolas. De acordo com ela, o tema será sobre o "meio ambiente" e, em breve, novas informações serão divulgadas.

Os vencedores

Na categoria “Destaque”, a vencedora foi Laleska Vitória Nóbrega de Campos, enquanto Luca Samuel do Rosário Zacarias ficou com a segunda posição e Luiz Henrique Baldassim com a terceira colocação.

Já na classificação geral, Daniel Mazzi foi o vencedor, Julia Maciel a segunda colocada e Marianne Raupp ocupou a terceira posição. Luiza Chaves, Vinícius Nóbrega e Pedro Maciel também foram premiados, até a 6ª colocação respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário