quinta-feira, 20 de maio de 2021

Projeto sobre saúde vocal de professores e musicalização nas escolas já está no YouTube

Projeto é de Mel Moreira, que é formada em Canto Lírico pelo Conservatório de Tatuí, onde atualmente estuda Regência.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

20/05/2021 | O Projeto “Cuidado com a Saúde Vocal dos Professores e Musicalização nas Escolas”, apresentado por Mel Moreira, foi um dos habilitados pelo Edital de Cultura 02/2020 – Concessão de Prêmios a Projetos Culturais -, com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020.

A primeira linha de atuação do Projeto é voltada ao cuidado com a saúde vocal dos professores, que usam a voz em sala de aula como ferramenta de trabalho. Eles aprenderão técnicas vocais que ajudam na emissão da voz falada e receberão dicas de como utilizarem o aparelho fonador de maneira adequada, evitando que tenham problemas vocais no futuro.

As aulas destinadas aos professores estão distribuídas na seguinte sequência didática: 1) O que é cantar?; 2) Despertar da Voz; 3) Classificação Vocal; 4) Cuidados com a Voz; 5) Melhor máscara para uso em aula; 6) Cuidados Vocais; 7) Exercícios Vocais 1; 8) Exercícios Vocais 2; 9) Exercícios Vocais 3; 10) Exercícios Vocais 4; 11) Exercícios Vocais 5; 12) Exercícios Vocais 6; 13) Exercícios Vocais 7; 14) Exercícios Vocais 8; e 15) Exercícios Vocais 9.

A segunda linha de atuação, a “Musicalização nas Escolas”, abrangerá a criação de conteúdos destinados à Musicalização Infantil nas escolas. Os alunos terão à disposição videoaulas de Iniciação Musical, para que aprendam técnicas musicais em casa, como formas de utilizar a voz da maneira correta, aprendam a cantar e conheçam o universo teórico musical. O objetivo é incentivar os alunos a canalizarem suas energias em produção de arte, por meio do canto.

A sequência didática das aulas destinadas a Musicalização são: 1) La Mer; 2) Baú de Canções; 3) Paisagem Sonora; 4) A Hora do Show; 5) Trenzinho do Caipira; 6) Tipos de Vozes; 7) Baralho das Notas Musicais; 8) As Quatro Estações de Vivaldi; 9) Composição; 10) Palma Pé; 11) Sua Banda Favorita; 12) Desenhando a TIP; 13) Folhas ao Vento; 14) Instrumentos Musicais; e 15) Como fazer um Kazoo.

Os vídeos são liberados semanalmente, desde o dia 22/03, sendo que a última aula será postada no dia 28/06, cumprindo assim a contrapartida exigida no Edital de Cultura da Lei Aldir Blanc. Eles estão disponíveis no canal “Mel Moreira Oficial”, no YouTube (https://bit.ly/3womDBX).

Sobre Mel Moreira – Formada em Canto Lírico no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” (2012/2017) e com aperfeiçoamento em “Canções e Árias de Ópera dos Séculos XVIII e XIX”, concluído em 2018. Possui curso técnico em Instrumento Musical, pela ETEC de Artes, e curso de Musicalização para Educadores. É graduada em Psicologia.

Foi chamada para audição dos musicais “Mary Poppins”, “Les Misérables” e “O Fantasma da Ópera”, da Companhia T4F, e “A Bela Adormecida”, da Companhia Primeiro Ato Theatro Musical. Aprovada para o curso “Introdução a Musicais: Vozes para Coro”, com Fernando Grecco, na SP Escola de Teatro, fez o espetáculo “Que Este Mundo Vai Virar”, também de Fernando Grecco.

No Coral Corporativo do Resort Mavsa, de Cesário Lange, atuou como regente no projeto “Vozes de Natal 2019”. Exerceu, de junho de 2014 a dezembro de 2016, a função de monitora de dois coros, infantil e adulto, do Projeto de Iniciação Musical no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), na cidade de Tietê, e, também, na cidade de Laranjal Paulista. Cursou dois semestres de Piano Complementar. Foi bolsista do 1° Festival Coral de Campos do Jordão, em abril de 2014, e do Coro Sinfônico do Conservatório, de setembro de 2012 até 2018. Participou de diversas obras em concertos na Sala São Paulo. Foi selecionada para o papel de Bastienne e atuou em um dos elencos da ópera “Bastien und Bastienne”, de Mozart, montagem realizada em 2013 pelo Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. Foi campeã na categoria adulto do “FestCEU”, de Osasco, um festival de música com competição entre cantores. Foi convidada para a seletiva do programa “The Voice Brasil”, em 2017.

Mel Moreira foi convidada para eventos particulares de pessoas influentes, como o aniversário de Alê Costa, da Cacau Show, e o aniversário da mãe de Fernando Scarano, da Frutap. Também participou do projeto “Natal a Domicílio”, patrocinada por algumas empresas das cidades de Cerquilho, Tietê e Laranjal Paulista.

Atualmente cursa Regência, também no Conservatório de Tatuí, sendo aluna da professora Marilane Bousquet desde o 8º semestre, sendo anteriormente orientada pela professora Cristine Bello Guse. É proprietária da escola de música “Melsik”, na cidade de Boituva, onde ministra aulas de canto. Também atua como educadora musical do Projeto “Guri”, na cidade de Cerquilho.

Os contatos de Mel Moreira são: Instagram (https://bit.ly/341eDuk), Youtube (https://bit.ly/2SfaXmk) e Facebook (https://bit.ly/3f5qFsQ), telefones (11) 99927-2114 e (15) 99689-8275, e e-mails merlisems@hotmail.com e merlisems@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário