quinta-feira, 20 de maio de 2021

Live destaca o papel do Disque 100 para denúncias de qualquer tipo de violência ou violação de direitos

Tema da live 'Família que ama, protege' foi o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

20/05/2021 | A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho Tutelar de Tatuí, as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), o Núcleo da Justiça Restaurativa de Tatuí e a comissão responsável pelo planejamento das ações da Campanha, promoveram, na terça-feira (18/05), a live da campanha “Família que ama, protege!”.

Apresentada pela assistente social e conselheira do CMDCA, Daniela Mendes, e pelo presidente do Conselho Tutelar de Tatuí, Wiliam Silva, a live mostrou aos participantes a Cartilha da Família Protetora (do Governo Federal), bem como as orientações sobre o atendimento e o fluxo da violência em Tatuí. A apresentação foi de forma lúdica e de fácil compreensão, para que os responsáveis pudessem saber como identificar sinais de abusos e como agir nessas situações.

Na abertura, os participantes puderam acompanhar um vídeo sobre o assunto, produzido em parceria pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí.

No decorrer do evento, além de apresentações musicais e de teatro, também foram explicados os tipos de situações que as crianças podem enfrentar: violência psicológica (atitudes, palavras e ações cruéis de tratamento que humilham, ameaçam ou ridicularizam alguém, causando impactos emocionais profundos), que não deixam marcas físicas, mas podem gerar profundas sequelas emocionais, entre elas xingamentos, palavras ofensivas, frases ditas pelos pais ou responsáveis para as crianças ou adolescentes; violência sexual, que consiste em abusar ou explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes, podendo ser classificada como abuso sexual ou exploração sexual; abuso sexual, que acontece quando uma criança ou adolescente é usado para estimulação ou satisfação sexual de um adulto, e pode acontecer dentro ou fora da família; e a exploração sexual, que ocorre quando crianças ou adolescentes são tratados como objetos sexuais ou mercadorias, na qual o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes.

“O artigo 4º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) determina que é dever da família assegurar a efetivação de diversos direitos de nossas crianças e adolescentes, como, por exemplo, a vida, a dignidade e o respeito. Diante disto, é essencial que os pais e responsáveis estejam atentos aos sinais de alerta, prestem atenção nas mudanças de comportamento que ocorrerem de forma repentina, que fujam do que é comum para a criança ou adolescente. Esses são alguns sinais que não podem ser desconsiderados”, explica o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tatuí (CMDCA), Claudio Bertolacini Batista.

Por fim, a live também exaltou o papel do Disque 100, um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos, que registra denúncias de qualquer tipo de violência ou violação de direitos. Além disso, também foi lançado recentemente um WhatsApp para as denúncias: (61) 99656-5008. Estes serviços são anônimos e funcionam 24h por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

O dia 18 de maio é a data em que todo o país reflete sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Em Tatuí, tradicionalmente há passeatas pela cidade, mas em virtude da pandemia, isso não foi possível por mais um ano. A solução encontrada, para não deixar a data “passar em branco”, foi a realização da live, que alcançou mais de 2.500 pessoas na transmissão realizada na página oficial da Prefeitura de Tatuí no Facebook e no canal do CMDCA no Youtube.

Os organizadores agradecem a todos os envolvidos no evento: a equipe de teatro e música; os profissionais da área técnica de áudio e vídeo (André); a Igreja CEGEV, que cedeu o espaço físico; e os órgãos públicos e privados envolvidos direta e indiretamente. E também aos patrocinadores, que tornaram possível a realização da live: Farmácia “Multidrogas”, Coplaspel Embalagens, Diplomata – mochilas e malas, HCK – Saboaria e Cosmética Artesanal, Posto de Molas São Judas, Núbia – revendedora de cosméticos, Magnifico’s Foods e Janaína Proença – manicure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário