quinta-feira, 20 de maio de 2021

Conservatório de Tatuí inicia a retomada gradual das aulas presenciais

O retorno está organizado por fases e começou nesta semana, somente para aulas individuais e alunos das séries avançadas

Aula de percussão (Divulgação / Conservatório de Tatuí)


20/05/2021 | O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura – iniciou nesta semana a retomada gradual das aulas e atividades presenciais em Tatuí e no Polo de São José do Rio Pardo. 

O retorno segue as diretrizes do Plano São Paulo e está organizado por fases. Nesta primeira etapa, serão oferecidas presencialmente apenas aulas individuais, em cursos predeterminados e para alunos das séries mais avançadas, respeitando-se o limite estabelecido de atendimento de até 30% da capacidade de ocupação das salas de ensino e seguindo-se protocolos sanitários rigorosos. Aulas coletivas e para os demais cursos permanecerão em ambiente virtual.

Nesta primeira etapa, estão autorizadas as aulas presenciais individuais exclusivamente para os cursos de Cordas Dedilhadas, Cordas Friccionadas, Percussão, Teclados, Canto Lírico e Canto Popular, e apenas para alunos das séries avançadas: 6º ano, 7º ano e Aperfeiçoamento. O retorno presencial não é obrigatório para os alunos. Quem preferir manter as aulas em ambiente virtual por mais tempo deve conversar com seu professor e informar a Secretaria Escolar. Para todos os demais alunos e cursos, as aulas permanecerão remotas.

Após o retorno das atividades presenciais, caso algum aluno ou funcionário apresente sintomas de Covid-19 ou tenha contato com pessoas que estejam com sintomas, estes deverão comunicar imediatamente a direção e deverão permanecer afastados, em quarentena, como determinam as autoridades médicas e sanitárias. Todas as faltas ocorridas por este motivo serão abonadas, sem prejuízo ao estudante ou colaborador.

O retorno presencial segue rigorosos protocolos sanitários e de segurança. Apenas funcionários e alunos autorizados podem entrar nas unidades de ensino e somente após aferição da temperatura corporal. O uso de máscara facial é obrigatório para todos que estiverem nas dependências do Conservatório de Tatuí, inclusive nos espaços ao ar livre. Funcionários devem utilizar, além da máscara, o escudo facial. A higienização das mãos também é obrigatória e deve ser feita com água e sabão ou com álcool em gel 70°, que está disponível em todas das classes, entradas, corredores, banheiros e salas de recepção.

A instituição também disponibilizou cartazes e cartilhas de orientação, tapetes sanitizantes nas entradas principais, borrifadores de álcool 70° e panos próprios para higienização de materiais e instrumentos, lixeiras exclusivas para descarte de material potencialmente contaminado, além de reforçar os serviços de limpeza e orientação em todas as instalações.

A Sustenidos Organização Social de Cultura promoveu a capacitação de toda sua equipe para garantir que a retomada gradual das atividades presenciais ocorra com a máxima segurança e tranquilidade para todas as pessoas envolvidas: estudantes, funcionários, familiares e a comunidade em geral.

Para conferir a íntegra do Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais do Conservatório de Tatuí, acesse: https://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2021/04/2021-03-10-Plano-de-Retomada-Conservat%c3%b3rio-de-Tatu%c3%ad-Final2.pdf

Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica, Sky, Microsoft e Glovis.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário