terça-feira, 1 de novembro de 2011

Artecola Laminados Especiais é a nova unidade do Grupo Artecola

ADRIANE COSTA
NOTÍCIAS - DEMAIS

Empresa com sede em Tatuí (SP) tem forte presença no setor automotivo, desenvolvendo linhas com fibras vegetais que reforçam o conceito de sustentabilidade entre os clientes.

A Artecola Laminados Especiais é a nova unidade do Grupo Artecola, empresa com Matriz em Campo Bom (RS) e operações industriais em toda a América Latina. A nova empresa, com sede em Tatuí (SP), se origina da Artegor Laminados Especiais, unidade até então mantida por uma joint venture que acaba de ser extinta entre a Artecola e a italiana GOR, após 11 anos de parceria. “Com a integralização do capital pela Artecola, temos metas de tornar nossa empresa cada vez mais presente no segmento automotivo, um dos principais mercados da unidade e setor no qual a Artecola vem registrando crescimentos expressivos nos últimos anos”, diz o Diretor de Adesivos e Laminados do Grupo, Evandro Kunst.

Com linhas de produtos para variadas aplicações, a Artecola Laminados Especiais tem como principal desenvolvimento o conceito Ecofibra, que reúne materiais inovadores e ecoeficientes, com fibras vegetais em sua formulação. “A linha Ecofibra teve início com o lançamento de laminados termoplásticos com fibra de cana-de-açúcar em sua composição”, relata Kunst. “Depois de consolidada esta tecnologia, passamos a pesquisar outras possibilidades de fibras naturais, aperfeiçoando aplicações e ficando menos dependentes de apenas um segmento como fornecedor”, acrescenta o Diretor.

As pesquisas do Grupo Artecola levaram a lançamentos com fibra de coco, de cana de açúcar e até mesmo fibra de acerola. “Todos estes materiais são produzidos com polímeros biodegradáveis e, em muitos casos, com polímeros não petroquímicos, o que faz de nossas linhas uma referência em sustentabilidade”, ressalta Kunst. Os laminados apresentam as mesmas propriedades de um material plástico, porém com diferenciais como a reciclabilidade, o reaproveitamento de sobras no processo de produção e zero geração de resíduos.

MERCADOS E PARCERIAS – Um dos principais setores atendidos pela Artecola Laminados Especiais é o automotivo, mercado de atuação do Grupo Artecola que cresceu 28% nos últimos dois anos, e hoje representa cerca de 30% das receitas da empresa. Para seguir sempre à frente em pesquisa e desenvolvimento, a Artecola mantém acordos de cooperação tecnológica no Brasil e no exterior, caso do instituto francês Pôle de Plasturgie e da suíça FORBO, gigante mundial em adesivos.

O Grupo Artecola mantém operações industriais em seis países – Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México, atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Para mais informações: www.artecola.com.br ou (15) 3322 3100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário