sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ecopontos de descarte de lâmpadas fluorescentes são criados em Tatuí

Há postos de lâmpadas fluorescentes em 5 locais do município. 

Cada pessoa pode descartar até 10 lâmpadas de 1,20m.


Lynne Aranha/ TV Tem

No mês de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí deu início a um projeto chamado Campanha do Lixo Reciclável. Segundo o Diretor do Departamento de Educação Ambiental, Wendell Rodrigues Vanderley, a campanha está recebendo lâmpadas fluorescentes em cinco pontos estratégicos da cidade para depois encaminhar os objetos recolhidos à reciclagem.

Ecopontos de descarte

A partir do lançamento do projeto ocorre uma divulgação nos bairros e um propósito de conscientização das pessoas do descarte correto de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias.

Tanto pilhas como baterias podem ser descartados nos prédios públicos da cidade. Já os coletores de lâmpadas fluorescentes estão localizados na Faculdade de Tecnologia (Fatec), base da Guarda Municipal Civil (GCM) do Distrito de Americana, Corpo de Bombeiros, Escola Técnica de Enfermagem Gualter Nunes e Secretaria do Meio Ambiente e uma no comércio do município.

Cada pessoa pode descartar até dez lâmpadas fluorescentes de 1,20m e, as de outros tamanhos, não há limite. O descarte é para consumidores particulares, exceto empresas, já que estas utilizam os fornecedores das lâmpadas para a execução, por ser uma quantia muito grande.

A conscientização e mobilização da população são fundamentais já que, costumeiramente, materiais como as lâmpadas fluorescentes possuem metal pesado em sua composição e são descartados junto ao lixo orgânico, o que desencadeia a contaminação do solo e de lençóis freáticos.

Wendell ainda destacou que as lâmpadas serão descartadas nos ecopontos pela população, e quando todos esgotarem o espaço, será chamada uma empresa que fará o descarte adequado a elas. No ano de 2010 a secretaria fez uma parceria com uma empresa e, nesta campanha, foram recicladas aproximadamente 2.500 mil lâmpadas fluorescentes, afirma Rodrigues.

O processo de licitação que decide, de acordo com o orçamento oferecido pelas empresas interessadas, quem prestará serviço à Prefeitura de Tatuí fazendo a reciclagem das lâmpadas ainda está em andamento. Duas empresas já enviaram suas propostas, há ainda mais uma outra interessada que deverá enviar o orçamento nos próximos dias.

Em caso de dúvidas, a Secretaria do Meio Ambiente fica na rua Coronel Aureliano de Camargo nº 943, no Centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário