segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida são tema de mostra

Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura no Museu Paulo Setúbal, exposição aborda a relação literária e pessoal entre os poetas modernistas; a entrada é franca

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza a exposição Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida: Irmãos de Travessas e Travessias. A mostra será aberta ao público no dia 25 de novembro, às 19h, no Museu Paulo Setúbal, em Tatuí. A itinerância é feita em parceria com a Casa Guilherme de Almeida e a prefeitura municipal.

A exposição aborda a relação literária e pessoal entre os poetas modernistas Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida, por meio de imagens e documentos. Abrangendo, sobretudo, o decênio de 1916 a 1925, a mostra enfoca as peças de teatro "Mon Coeur Balance" e "Leur Ame" (1916), escritas por ambos, em francês, com a pretensão de fundar o teatro moderno brasileiro.

O nome da mostra deriva-se da dedicatória que Oswald escreveu a Guilherme na página de rosto de "Pau-Brasil" (1925), uma das inúmeras primeiras edições que fazem parte do acervo do Museu-Casa Guilherme de Almeida, ao lado de quadros dos mais importantes artistas do Modernismo brasileiro.

Com entrada gratuita, a mostra pode ser vista até 8 de janeiro de 2012, de terça a domingo, das 9h às 17h. O Museu Paulo Setúbal fica localizado na praça Manoel Guedes, 98. Outras informações pelo telefone (11) 2627-8054.

A exposição faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

Casa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida, museu da Secretaria de Estado da Cultura inaugurado em 1979, abriga um acervo de obras de arte e objetos que pertenceram ao poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. O museu está instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte. A Casa Guilherme de Almeida oferece ao público intensa programação cultural – organizada por seu Centro de Estudos de Tradução Literária, criado no museu em 2009 –, que inclui cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais. Após um período fechado para reestruturação e reformas, o museu reabriu à visitação pública, em dezembro de 2010. As visitas, sempre orientadas, são realizadas de terça a domingo, das 10h às 18h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário