terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conservatório de Tatuí promove premiação e intercâmbio com a Oferenda Musical

Apresentações serão realizadas em diversos horários entre os dias 13 e 20 de novembro, sempre no Salão Villa-Lobos ou no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório de Tatuí promove, entre os dias 13 e 20 de novembro, a Oferenda Musical, que vai avaliar o desempenho de alunos e a técnica de instrumentos em diferentes formações de Música de Câmara: de duos e trios a bandas e orquestras. Dentro da Oferenda Musical acontecem o III Prêmio Incentivo de Música de Câmara e o II Intercâmbio Conservatório de Tatuí/Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) – Tom Jobim.

Todo final de bimestre, as provas dos alunos transformam-se em apresentações para a Semana da Música. No entanto, no quarto bimestre, é realizado o Prêmio Incentivo de Música de Câmara com extensões, entre elas o intercâmbio com a EMESP. No ano passado, grupos realizaram apresentações nas duas instituições. O sucesso foi tamanho que a parceria foi renovada para este ano com uma novidade: o confronto dos dez melhores grupos das duas instituições no último dia do evento, em 20 de novembro. Todas as apresentações acontecem no Teatro Procópio Ferreira ou no Salão Villa-Lobos, em Tatuí, com entrada gratuita.

Música de Câmara, numa explicação bastante simples, significa uma forma de música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que, tradicionalmente, podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. No Conservatório de Tatuí, o gênero tem uma área exclusiva que trabalha com a função de unir todas as demais da instituição, de oferecer aos alunos experiência de palco e produção, além de incentivar a execução de obras “de côr”. As provas bimestrais de música de câmara são apresentações públicas.
“Através da pesquisa de repertório objetivo e disciplinado, nossos professores propõem o estudo dirigido da produção musical dos diversos períodos, buscando a mescla de culturas, o resgate do repertório nacional e o incentivo aos novos compositores e arranjadores, numa produção atualizada e viva”, diz a coordenadora da área de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, Míriam Braga.
III Prêmio Incentivo de Música de Câmara

Os eventos acontecem com o objetivo de incentivar a formação de grupos para prática camerística; revelar e incentivar talentos; divulgar a atividade de Música de Câmara e desenvolver a prática musical, a performance de palco e a comunicação por meio dos diferentes repertórios para grupos de câmara.
Os cinco grupos vencedores realizarão concertos e recitais na temporada do ano seguinte, além de receberem prêmios em dinheiro. Também serão conferidos prêmios especiais nas categorias destaque, melhor arranjo, melhor adaptação, melhor release, melhor performance de palco, melhor performance individual, melhor foto de divulgação, obra original, melhor grupo estreante e melhor torcida.
O atual vencedor do Prêmio Incentivo de Música de Câmara é o Trio Inflammati, formado pelos alunos Diego Guedes (piano e fortepiano), Letizia Maria Roa (violino e violino barroco) e Natalia Ortega (violoncelo e violoncelo barroco). O grupo foi selecionado para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, fez o concerto de abertura do Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e vem realizando uma série de apresentações interativas infantis denominada “Cortina Mágica do Tempo”.

Programação
A Oferenda Musical – III Prêmio Incentivo de Música de Câmara e II Intercâmbio Conservatório de Tatuí/EMESP oferecerá ao público apresentações em diversos horários entre os dias 13 e 20 de novembro. No dia 13 de novembro, às 17h, no Teatro Procópio Ferreira, acontecerá a abertura da Oferenda Musical – III Prêmio Incentivo de Música de Câmara e II Intercâmbio Tatuí/EMESP, com o Trio Prisma e Quarteto de Saxofone. Às 20h30, no mesmo dia e local, o Trio Inflamatti e um grupo da EMESP apresentarão um recital.
No dia 14, no Salão Villa-Lobos, acontecerão atividades artísticas do III Prêmio Incentivo Música de Câmara, das 9h às 19h. No mesmo local, mas no dia 16, às 14h, haverá a masterclass com o saxofonista Roberto Sion. Ainda no dia 16, às 20h30, o músico apresentará um recital no Teatro Procópio Ferreira com o baixista Itamar Collaço.
No dia 17, o horário das 9h às 19h está reservado para recitais dos alunos da EMESP. No mesmo local, no dia 18, acontecerá o recital de piano e violoncelo com Mariana Estanislau e Leandro Mamed.
A programação artística volta ao Teatro Procópio Ferreira no dia 20, às 14h, com a entrega do III Prêmio de Incentivo de Música de Câmara. O encerramento Oferenda Musical – III Prêmio Incentivo de Música de Câmara e II Intercâmbio Conservatório de Tatuí/EMESP será no mesmo dia, às 20h30, com a apresentação da Orquestra e o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário