terça-feira, 8 de novembro de 2011

Novo CEMEM tem seu projeto definido e aprovado


Na reunião do secretariado realizada na segunda-feira (7), no Paço Municipal, a secretária Kátia Abuchaim (Saúde) levou para discussão a planta do novo CEMEM (Centro Municipal de Especialidades Médicas), que será construído em uma área na esquina da Praça Cesário Mota e Rua 7 de Maio (área antiga Usina Santa Rita).

A área construída projetada é de 1.357 m2 e o novo prédio de saúde pública de Tatuí terá mais de uma dezena de consultórios e salas para: pequenas cirurgias, gesso, audiometria, ultrassom, pré-operatório, pós-operatório, eletrocardiograma, triagem, Raio-X e sanitários, entre outras.

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo aprovou o projeto. O valor estimado da construção é de cerca de R$ 1,9 milhão. Nos próximos dias, a obra já entrará em processo de licitação pública. O novo prédio já será projetado para o acesso de cadeirantes e portadores de deficiência.

O atual prédio do CEMEM, na Praça Adelaide Guedes, além de não possuir nenhuma acessibilidade, é antigo e não reúne condições sanitárias satisfatórias.

Limitações físicas e estruturais também impedem a implantação de um ambulatório de oftalmologia no atual prédio do CEMEM, o qual é tido como meta para o município. A implantação deste setor requer, segundo norma do Ministério da Saúde, uma estrutura arquitetônica, elétrica e hidráulica, porém, o prédio não foi projetado para essa finalidade.

Outra necessidade a ser suprida no atual espaço, é a implantação de uma sala adequada para a realização de procedimentos e cirurgias de pequeno porte (curativos de grande porte, retirada de material para biópsia, pequenas cirurgias de pele e cantoplastias, etc.).

Ausência de salas para a esterilização e o armazenamento dos materiais estéreis, de lavanderia, de sala baritada para a implantação de serviços em radiologia diagnóstica (RX), de estacionamento para os profissionais médicos e funcionários e área destinada para entrada, embarque e desembarque de ambulâncias (pacientes de maca), são outros problemas apontados para a construção de um novo prédio para o CEMEM.

Atualmente, o CEMEM presta atendimento à cerca de 350 pacientes/dia, com média de 10.500 atendimentos ao mês nas especialidades de cardiologia, ortopedia, pneumologia, reumatologia, neurologia, dermatologia, fonoaudiologia (diagnóstico), vascular, endocrinologia, oftalmologia, gastroenterologia (adulto e pediátrica), tisiologia, hansenologia, ginecologia (especializado), fisioterapia (hansenologia) e cirurgia geral (pequenas cirurgias).

“O objetivo é a construção de um novo prédio para atender as necessidades da população atual e possibilitar o aumento quantitativo no numero de atendimentos”, destacou o prefeito Gonzaga.

Os recursos para a construção do novo prédio foram obtidos com a venda do terreno do antigo Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), uma área de 667,94m2 na rua XV de Novembro, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário