quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tatuí tem cinco ecopontos para o descarte de lâmpadas fluorescentes

Foto: Secretaria do Meio Ambiente incentiva o descarte correto de lâmpadas fluorescentes.

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria do Meio Ambiente, está recebendo lâmpadas fluorescentes em cinco pontos estratégicos da cidade para encaminhar à reciclagem. A coleta não tem prazo para terminar. No ano passado foram recicladas aproximadamente 5 mil lâmpadas fluorescentes. Em caso de dúvida o endereço da Secretaria do Meio Ambiente é Rua Aureliano de Camargo, nº 943, no Centro.

Os coletores estão localizados na Faculdade de Tecnologia (Fatec), base da Guarda Municipal Civil (GCM) do Distrito de Americana, Corpo de Bombeiros, Escola Técnica Gualter Nunes e Secretaria do Meio Ambiente. Cada munícipe pode descartar até dez lâmpadas fluorescentes de 1.20m e as de outros tamanhos não tem limite de descarte.

O processo de licitação que decide, de acordo com o orçamento oferecido pelas empresas interessadas, quem prestará serviço à Prefeitura de Tatuí fazendo a reciclagem das lâmpadas ainda está em andamento. Duas empresas já enviaram suas propostas, há ainda mais uma outra interessada que deverá enviar o orçamento nos próximos dias.

A conscientização e mobilização da população são fundamentais já que, costumeiramente, materiais como as lâmpadas fluorescentes, que possuem metal pesado em sua composição, são descartados junto ao lixo orgânico, desencadeando na contaminação do solo e lençóis freáticos. Quando ingerida ou inalada essa substância, mercúrio metálico no caso das lâmpadas fluorescentes, de forma direta ou através da cadeia alimentar, pode causar efeitos desastrosos irreversíveis ao sistema nervoso, cardiovascular e respiratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário