quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tatuí realizará 3ª Campanha de Doação de Medula Óssea


A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Saúde, com apoio da Associação de Medula Óssea (AMEO), realizará a 3ª Campanha de Doação de Medula Óssea no próximo dia 19 nas dependências da Escola Eugênio Santos, das 10h às 16h. Haverá uma equipe de profissionais da Secretaria da Saúde e da AMEO presentes no local para os primeiros procedimentos.

A campanha acontecerá para a realização de um banco de dados, caso haja compatibilidade, haverá a doação. Ou seja, quem já participou das outras duas campanhas não precisa comparecer nesta, visto que já possui cadastro. Sendo compatível, a pessoa será chamada para realização de novos exames que confirmem a conciliação, e em seguida haverá uma consulta para a decisão de doar ou não.

No dia da campanha não há necessidade de estar em jejum. Será feito o cadastro e a coleta de exame de sangue para teste de compatibilidade. É necessário ter entre 18 e 54 anos e não ter tido hepatite nem ser soropositivo.

O transplante de medula óssea (TMO) é necessário para pessoas com doenças como leucemia aguda ou crônica, linfoma de Hodgkin, entre outras. É retirado 10 ml de sangue, e o processo pode ocorrer de duas maneiras: a coleta direta da medula óssea ou pela veia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário