terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sebrae>>> É preciso oferecer condições

Do site do DCI

A atuação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) na abordagem de Arranjo Produtivo Local se inicia na cooperação e interação entre os atores, compostos por empresários, entidades de classe e instituições de ensino e pesquisa, com o intuito de promover o aprendizado coletivo, o conhecimento no âmbito tecnológico e na gestão do negócio. Uma das premissas é estabelecer condições para as micro e pequenas empresas inovarem seus processos de produção, gestão e comercialização para que proporcionem a melhoria da competitividade dessas empresas no mercado. - O Termo de Referência de Atuação do Sistema Sebrae em Arranjos Produtivos Locais explica que as APLs são "aglomerações de micro e pequenas empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras entidades locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa".

A atuação do Sebrae-SP para o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de territórios que já apresentem elementos de aglomeração de micro e pequenos negócios, associados ou não entre si ou às médias e grandes empresas, que operem em forma de rede, ou mesmo concentrações de grandes indústrias, que apresentem elevado potencial de integração com micro e pequenas empresas.

"A partir da análise estratégica dos segmentos produtivos, o Sebrae-SP vem atuando sistematicamente promovendo ações de inovação, gestão e mercado visando a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas", afirma Caio César Massao Ito (foto), consultor de Desenvolvimento e Competitividade que atua na coordenação estadual dos arranjos produtivos locais do Sebrae-SP.

O esforço empreendido caminhou na direção de proporcionar condições de inserção mercadológica dos territórios, a partir das demandas e das potencialidades existentes, do adensamento empresarial, da ampliação do dinamismo socioeconômico e da valorização das especializações produtivas.

O Sebrae-SP atua em 20 APLs: Aeroespacial (São José dos Campos), Calçado Feminino (Jaú), Calçado Infantil (Birigui), Calçado Masculino (Franca), Cerâmica Vermelha (Tambaú, Vargem Grande do Sul, Itu, Tatuí e no Oeste Paulista), Confecção Infantil (Cerquilho/Tietê), Cosméticos (Diadema), Equipamentos Médicos e Odontológicos (Ribeirão Preto), Etanol (Piracicaba), Joias (São José do Rio Preto), Metal Mecânico (Região do ABC), Móveis (Região Metropolitana de São Paulo e Mirassol), Plásticos (Região Metropolitana de São Paulo), Têxtil Lar (Ibitinga) e Artefatos Têxteis e Bichos de Pelúcia (Tabatinga).

Dos 20 arranjos trabalhados pelo Sebrae-SP, 14 APLs foram contemplados no Programa de Melhoria da Competitividade das empresas localizadas nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, o Sebrae, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O objetivo é fomentar a competitividade e fortalecer os APLs onde será destinado US$ 20 milhões aos 14 APL's. Metade desse valor virá por meio de empréstimo feito pelo Governo do Estado e os outros 50% virão do Sebrae-SP.

Os 14 APLs contemplados no Programa são: Calçado (Jaú, Franca e Birigüi); Cerâmica Vermelha (Itu, Tatuí, Tambaú e Vargem Grande do Sul); Móveis (Região Metropolitana e Mirassol); Confecção (Cerquilho/ Tietê e Ibitinga); Plástico (Região Metropolitana); Álcool (Piracicaba); Médico Odontológico (Ribeirão Preto).

No âmbito do Programa de Melhoria da Competitividade das empresas localizadas nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Sebrae-SP elaborou entre 2009 e 2010 um Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) para cada um dos 14 APLs.

A elaboração do Plano de Melhora da Competitividade tem uma metodologia de análise estratégica e um processo de dinamização dos APLs atendidos que busca o consenso e a cooperação de empresas, associações e instituições na implementação de iniciativas. Segundo o consultor, "o objetivo da elaboração dos Planos de Melhoria da Competitividade é reforçar a competitividade das micro e pequenas inseridas nesses APLs e, reforçar significa contribuir para que as micro e pequenas empresas cresçam de maneira consistente no longo prazo".

Tendo em vista o objeto e contexto, a elaboração e aplicação dos PMCs nos arranjos produtivos listados devem apresentar resultados como a criação de um ambiente empresarial favorável à melhoria da competitividade das empresas beneficiadas, com ganhos efetivos, tais como aumento de faturamento, aumento de produtividade, aprimoramento de processos produtivos e de gestão, inovações tecnológicas, redução de custos; reposicionamento estratégico de mercado ou afirmação de posição de excelência dos APLs.

Há ainda resultados como a dinamização da economia territorial por meio do fortalecimento dos arranjos produtivos, que explorem oportunidades e maximizem esforços através do associativismo e cooperação; melhoria da governança do projeto com a criação de comprometimento institucional e responsabilidade como fatores determinantes para o sucesso do projeto.

"As ações promovidas pelo Sebrae-SP para os Arranjos Produtivos Locais são abertas a todas as empresas que estão na localidade do APL. Como exemplo, realizamos recentemente Fóruns de Competitividade em diversas localidades e dentre os temas tivemos a Manufatura Enxuta [lean manufacturing] que tratou de um novo modo de produção", conclui Massao.

O Sebrae-SP apoia o desenvolvimento de arranjos produtivos em territórios que já apresentem elementos de aglomeração de micro e pequenos negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário