quinta-feira, 21 de março de 2024

Tatuí registra 41 casos de dengue em 35 dias

Desse total, 22 casos foram importados e 19 autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade.


21/03/2024 | No período de 15 de fevereiro a 20 de março, o município de Tatuí registrou 41 novos casos de Dengue, sendo 22 importados e 19 autóctones, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (21/3), no Paço Municipal, durante a Sala de Situação da Dengue, realizada pela Secretaria da Saúde do município.

De acordo com o Setor de Combate à Dengue, este número está dentro da normalidade para o período epidêmico – que segue até o mês de maio -, com chuvas isoladas e temperatura elevada, contribuindo para o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, das doenças que ele causa (Dengue, Chikungunya e Zika). No entanto, os responsáveis continuam solicitando uma maior atenção da população quanto às medidas de prevenção e para que permitam a entrada dos Agentes de Controle de Endemias em suas casas ou comércios para que sejam feitos os controles de criadouros e as nebulizações portáteis.

Nos últimos 35 dias, as atividades da Prefeitura para combater o mosquito totalizaram: 19.382 visitas à imóveis; 10.324 controles de criadouros; 5.933 nebulizações portáteis; 102 ações sanadas; carreata do Dia D de Combate à Dengue, em 1º de março, que percorreu todas as regiões da cidade com um carro de som, alertando a população sobre a importância dos cuidados; entrevistas sobre o assunto para uma TV regional e outros veículos de comunicação da cidade; produção de um vídeo informativo para as redes sociais da Prefeitura; retorno, aos sábados (dias 24 de fevereiro, 2, 9 e 16 março), às casas que estavam fechadas nas visitas durante a semana; reunião semanal com a equipe de Agentes de Controle de Endemias; visita técnica, dia 12/3, da Coordenadoria de Controle de Doenças; e continuidade na aplicação do Cenário II do Plano Municipal de Contingência 2024/2025.

CUIDADOS

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam notificações, coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a UPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário