quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura promove campanha de multivacinação nas escolas

A ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril e pretende revisar e atualizar as cadernetas de vacinação dos alunos das escolas municipais.


27/03/2024 | Entre os dias 1º e 13 de abril, a Prefeitura de Tatuí realizará a Campanha de Multivacinação nas Escolas, para revisar e atualizar as cadernetas de vacinas dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Tal iniciativa é um cumprimento da Portaria do Ministério da Saúde.

Todas as escolas municipais entregarão para os pais e/ou responsáveis de alunos menores de 15 anos de idade um Termo de Revisão e Atualização de Caderneta de Vacinação, convocando-os para irem até a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde estão cadastrados e levem a Caderneta de Vacinação da criança e/ou adolescente para checagem. Após a avaliação da Caderneta pela vacinadora, o Termo será assinado e carimbado pela mesma e devolvido ao pai e/ou responsável que, por sua vez, deve entregar o Termo na escola.

Caso a criança apresente algum atraso vacinal na Caderneta, a vacinadora irá reter o Termo de Revisão e entregará ao pai e/ou responsável uma Declaração de Atraso, que deverá ser levada por ele na escola. O Termo de Revisão e Atualização só será devolvido para a escola pelo pai e/ou responsável, quando a situação vacinal estiver atualizada por completo, ou seja, quando todas as doses vacinais faltantes forem administradas.

A Vigilância Epidemiológica salienta que não é preciso que a criança acompanhe o pai e/ou responsável na UBS para que seja carimbado e assinado o Termo de Revisão e Atualização de Caderneta de Vacinação. Caso ela esteja com alguma dose esteja atrasada, será agendada a data de retorno para o recebimento da dose conforme o calendário vacinal.

Os pais e/ou responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde durante o período de funcionamento das salas de vacina das mesmas, ou seja: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, Valinho, Vila Dr. Laurindo, CDHU, Tóquio, Central (CS1-Postão), São Cristóvão, Vila Angélica, Santa Luzia, Jardins de Tatuí, Vila Esperança, Rosa Garcia, e Jd. Santa Rita de Cássia; e das 8h às 12h, Santa Cruz. Nos dias 6 e 13 de abril (sábados), a UBS Central (CS1-Postão) funcionará das 8h às 16h para revisão e atualização das Cadernetas. Nesses dias, serão atendidos usuários de todas as Unidades de Saúde do município.

Serão disponibilizadas vacinas para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), Meningocócica ACWY e Covid-19.

Os objetivos desta ação são: ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes; reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreviníveis (aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacina, como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela, hepatite B, tétano, entre outras); reduzir os bolsões de não vacinados; proteger a comunidade escolar e familiar; e atualizar a situação vacinal por meio da checagem da Caderneta de Vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário