sábado, 16 de março de 2024

Museu volta a receber Noite da Seresta na próxima sexta-feira (22)

Evento contará com homenagem a Cesarina Fonseca, com exposição de fotos, que ficará aberta para visitação no Museu até o dia 7 de abril

Cesarina Fonseca (Divulgação / Prefeitura de Tatuí)

15/03/2024 | A temporada 2024 da tradicional “Noite da Seresta com Ternura” terá início às 19h da próxima sexta-feira (22/3). O evento é promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” em parceria com o Grupo “Seresteiros com Ternura”, que foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 -Maria Ruth Luz, Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música.

Sob o comando de Maria Inês Camargo, o público poderá apreciar canções do grupo que é responsável pelo gênero musical tão amado e admirado pelos tatuianos. Além de Maria Inês, que canta e toca afoxé, o grupo musical é formado por Leonel Antunes da Rosa (acordeão) – conhecido por Léo da Sanfona, Carlos Orlando Mendes (violão e timba), Pedro Adilson Pavanelli (violão) e Paulo Rita Aguar (violão e cavaquinho).

Nesta edição acontecerá, também, uma homenagem a Cesarina Fonseca, por meio do Projeto “Ilustres Tatuianos”. A exposição de fotos sobre a vida de Cesarina ficará disponível para visitação no Museu até o dia 7 de abril, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A entrada para prestigiar o evento é franca. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE A HOMENAGEADA

Nascida em 15 de dezembro de 1938, na cidade de Botucatu (SP), Cesarina Fonseca é uma mulher que personifica a força e a determinação. Filha de Benedito Luiz Fonseca e Joana Alice França, ela é a caçula de sete irmãos, sendo três homens e quatro mulheres. Após a perda da mãe, Cesarina foi cuidada pelas irmãs mais velhas, especialmente pela irmã Luiza, em uma infância marcada pelo carinhoso apelido de “Zaio” e pela travessura típica de uma menina “moleca”.

Aos 21 anos de idade, se mudou para Tatuí, onde reside há 56 anos. Já aos 23 anos de idade, recebeu a notícia de que seria mãe de gêmeas, Sônia Aparecida e Sônia Maria, e, posteriormente, de mais quatro filhas: Maria Rita, Solange Cristina, Alice de Fátima e Rosângela de Lourdes. Após ser abandonada pelo marido, quando a filha caçula tinha 2 anos de idade, Cesarina enfrentou desafios para criar suas filhas e uma sobrinha, Sônia Regina, sem pensão ou qualquer ajuda externa.

Apesar das dificuldades financeiras, fez questão de garantir que todas as suas filhas recebessem educação. Trabalhou como empregada doméstica em vários lugares até encontrar emprego no Conservatório de Tatuí, onde trabalhou por quase 20 anos, sendo querida por todos que a conheciam.

O Carnaval sempre foi uma paixão para Cesarina, que desfilava todos os anos na Ala das Baianas, confeccionando suas próprias fantasias. Entre 2018 e 2019, enfrentou a perda de uma filha, de um neto e de um bisneto, mas mesmo assim permaneceu firme, dando apoio à sua família durante os momentos difíceis.

Atualmente aposentada, participa há 12 anos do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), fazendo parte da fanfarra e do coral. Durante a pandemia da Covid-19, ela contraiu o vírus e, apesar da debilidade, se recuperou. Aos 85 anos de idade, continua com energia para brincar com seus netos e bisnetos, participando de atividades como andar de carrinho de rolimã e brincar de queimada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário