quarta-feira, 27 de março de 2024

Praça da Matriz recebe o show "Seresta - A Poesia Cantada" na manhã de sábado (30)

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

27/03/2024 | Neste sábado (30), às 11h, na Praça da Matriz, o Projeto “Música na Praça”, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – receberá o show “Seresta – A Poesia Cantada”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura”.

Um dos poucos representantes deste gênero musical em atividade na cidade, que mantém historicamente a Seresta em seu contexto musical, o “Seresteiros com Ternura” é composto por Maria Inês de Camargo Machado (vocal e afoxé), Leonel Antunes da Rosa – conhecido como Léo da Sanfona – (acordeão), Carlos Orlando Mendes (timba), Pedro Adilson Pavanelli (violão) e Paulo Rita Aguar (cavaquinho).

Neste espetáculo, os artistas apresentarão um repertório de clássicos, como “Rancho Fundo” (Ary Barroso/Lamartine Babo), “Carinhoso” (Pixinguinha/João de Barro), “Naquela Mesa” (Sérgio Bittencourt), “Cinderela” (Adelino Moreira), “Dança da Solidão” (Paulinho da Viola), entre outros. Além disso, serão entoadas composições de músicos tatuianos, como “Dirce” (Bimbo Azevedo) e “A Menina da Esquina” (Roberto Rosendo).


O show/projeto “Seresta – A Poesia Cantada” foi contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo 06/LPG/009, promovido pela Prefeitura de Tatuí. Inclusive, devido a esta contemplação, o “Seresteiros com Ternura” agora tem uma marca, que foi criada pelo design de ideias Binho Vieira e apresentada na última sexta-feira (22/3) durante a “Noite da Seresta com Ternura”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. A marca destaca elementos como as estrelas, a lua pendurada nas cordas de violão, circuladas pela sua caixa de ressonância emoldurada com uma tipologia de época, com serifas e curvas formando o nome “Seresteiros com Ternura” que remetem aos tempos românticos das serenatas nas janelas, evidenciando as cores fortes do dourado e do azul noturno”.

SOBRE O GRUPO

Criado em meados do ano 2000, o “Seresteiros com Ternura” se apresentou publicamente pela primeira vez no início de 2002, debaixo de uma árvore – conhecida pelo nome “chorão” – que ficava nos jardins do Conservatório de Tatuí. Desde então, está inserido nas atividades culturais do município, se apresentando até mesmo em festas de cidades da região.

Desde 2007, o grupo representa Tatuí no Festival “Revelando São Paulo”. Com foco na difusão da seresta, desenvolve mensalmente, desde 2013, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o Projeto “Noite da Seresta com Ternura”; em 2018, o Projeto passou a homenagear ilustres cidadãos tatuianos.

No ano de 2020, foi agraciado com o prêmio da Lei Aldir Blanc, de Tatuí, para Coletivos Culturais, repetindo o agraciamento em 2021, mesmo ano em que recebeu o prêmio do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, todos realizados com relatórios de Prestação de Execução de Contrapartida, devidamente protocolados.

O “Seresteiros com Ternura” integrou, em 2022 e 2023, o Projeto e a Exposição de Artes Plásticas “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Mingo Jacob, que circulou pelas cidades de Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho, Quadra, Porangaba, Laranjal Paulista e Tatuí com o intuito de descentralizar a cultura aos municípios de pequeno porte.

Em 2023, comemorou uma década a frente do Projeto “Noite da Seresta com Ternura”, além de ser contemplado pelo “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, pelo Edital Municipal de Cultura n° 01/2023 – “Maria Ruth Luz” e pelo Edital da Lei Paulo Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário