sábado, 9 de março de 2024

A Marinha do Brasil vai lançar o submarino Tonelero ao mar

É o terceiro submarino da classe francesa Scorpène



05/03/2024 | Dentro de mais alguns dias, o Brasil estará recebendo o Tonelero, o terceiro submarino da classe francesa Scopène. O lançamento do submarino, batizado no Brasil como sendo da Classe Riachuelo, será no final deste mês, muito provavelmente no dia 27, uma quarta-feira, embora a Marinha do Brasil ainda não tenha confirmado esta data. 

O Presidente Lula deve estar presente, mas ainda depende de sua agenda. Depois do Riachuelo e do Humaitá, chegou a vez do Tonelero e depois o Angostura, que fechará a construção da série de submarinos de propulsão diesel-elétrica. Depois será a vez do Álvaro Alberto, o primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear. O protótipo em terra do submarino nuclear (Labgene) está sendo construído na NUCLEP, no Rio de Janeiro, e também em Iperó (SP), na região de Tatuí, onde está sendo aprimorado o Bloco 40, seção onde ficará o reator do Labgene, também em escala real.


O evento de lançamento será realizado no Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O submarino Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um projeto resultado de um acordo estratégico entre o Brasil e a França em 2008. O projeto previu a transferência de tecnologia para a fabricação das embarcações pela Marinha Brasileira. Para lembrar, a primeira seção do Tonelero foi entregue em janeiro de 2017, pela Nuclep, que é presidida por Carlos Seixas, que ficou à frente das operações. Em outubro de 2020, a Itaguaí Construções Navais (ICN) iniciou a transferência da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UEFM) para o Estaleiro de Construção (ESC).


Como sempre acontece, depois do batismo, o Tonelero vai iniciar o processo de testes para que seja comissionado, quando se assegura que os sistemas e os componentes estejam de acordo com as necessidades e requisitos operacionais. O submarino tem 71,6 metros de comprimento e pesa aproximadamente 1.870 toneladas. O primeiro submarino que levou o mesmo nome era da Classe Humaitá e chamado de S 21, mas foi construído na Inglaterra e serviu primeiramente aos ingleses. Foi lançado ao mar em 1972 e incorporado à Armada Brasileira em 1977. Após 24 anos de serviço ativo, o Tonelero sofreu baixa em 2001. Durante mais de vinte anos ele percorreu cerca de 270 mil quilômetros, sendo 1.286 dias de mar e 18.468 horas de imersão na água. Além disso, lançou 154 torpedos durante sua atividade na Marinha do Brasil.

Do site PetroNotícias, com copidesque do DT

Nenhum comentário:

Postar um comentário