sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Santa Rita recebe cinema itinerante gratuito nos dias 12, 13 e 14

Haverá um debate após a exibição do documentário “Um crime entre nós”

Tatuí recebe cinema itinerante gratuito nos dias 12, 13 e 14

Com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR SPVias, sala itinerante do projeto Cine em Cena Brasil está de volta com 12 sessões gratuitas de filmes nacionais e internacionais

08/09/2022 | A partir da próxima segunda-feira, Tatuí irá receber o cinema itinerante gratuito do projeto Cine em Cena Brasil. O cinema itinerante traz programação de filmes nacionais e internacionais para o público de todas as idades e um debate após a sessão exclusiva do documentário “Um crime entre nós”, que trata sobre o universo da exploração sexual infantil no Brasil.

A sala itinerante ficará montada no campo de futebol “José Aparecido Figueiredo” (Alemão), localizado na Rua Dionísio de Campos Pedroso, no bairro Santa Rita de Cássia.

Similar a um cinema convencional, a sala possui 200 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar-condicionado, tela de 26m2, sistema de som 5.1 e projeção digital.

Durante os três dias, serão exibidas 12 sessões gratuitas e não é necessária a apresentação de ticket de acesso. “O cinema tem capacidade para 200 lugares, portanto é importante ficar atento ao horário das sessões, pois o acesso é por ordem de chegada e teremos também a participação das escolas municipais e estaduais”, ressalta Edson Souza, um dos sócios da Ibirajá Produções, empresa que coordena o projeto.

Tatuí marca a volta do projeto Cine em Cena Brasil, após paralisação de mais de dois anos, devido ao período de lockdown e da pandemia do Covid–19. “Estamos muito contentes por voltar com o projeto que já alcançou mais de 222 mil espectadores, nos mais longínquos cantos do país. E esperamos continuar levando alegria e diversão a todos os amantes da sétima arte e pra quem não tem condições financeiras de frequentar uma sala comercial”, ressalta Souza.

Em 2022, o cinema itinerante ainda passará pelas cidades de Capela do Alto, Alambari, Sorocaba e São Roque.

A iniciativa é apresentada pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da CCR SPVias, através da Lei de Incentivo à Cultura. Além disso, o projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tatuí.

Programação do Cine em Cena Brasil em Tatuí

Dia 12 - Segunda-feira
7h30 - História Antes de Uma História (livre)
9h30 - Raya e o Último Dragão (livre)
14h - Raya e o Último Dragão (livre)
19h30 - Homem Aranha - Sem Volta Para Casa - 12 anos

Dia 13 - Terça-feira
7h30 - História Antes de Uma História (livre)
9h30 – Raya e o Último Dragão (livre)
14h - Raya e o Último Dragão (livre)
19h30 - Homem Aranha - Sem Volta Para Casa - 12 anos

Dia 14 - Quarta-feira
7h30 - História Antes de Uma História (livre)
9h30 – Raya e o Último Dragão (livre)
14h – Raya e o Último Dragão (livre)
16h – Homem Aranha - Sem Volta Para Casa - 12 anos
19h30 - Um Crime Entre Nós (Documentário) - 14 anos
Debate sobre a exploração infantil no Brasil

Além de levar a sétima arte para quem não tem condições de ir a um cinema, a proposta do projeto de Cine em Cena Brasil é disseminar a cultura e fomentar a discussão sobre temas relevantes para sociedade. Para isso, o projeto traz uma sessão exclusiva na quarta-feira (14), com o documentário “Um crime entre nós”, que aborda o universo da exploração sexual infantil no Brasil, segundo país no ranking mundial dos casos. Misturando universos reais e virtuais, Jout Jout, Luciano Huck, Dráuzio Varella e Gail Dines trazem um olhar provocativo para a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ideia, segundo José Carlos da Silva, um dos coordenadores do projeto, é realizar um bate-papo após a sessão para a discussão sobre a violência infantil, reunindo profissionais da educação de Tatuí, e membros do Conselho Tutelar do município, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, profissionais de saúde, Justiça e segurança pública.

“Queremos levar diversão para o público em geral, mas mais do que isso, queremos incentivar a sociedade a refletir sobre esse tema. Por isso, pensamos em reunir os agentes locais para que possam mediar a conversa com o público interessado em participar”, reforça José Carlos.

Dirigido pela cineasta Adriana Yañez, o documentário traz números alarmantes que chamam atenção para a dimensão coletiva do problema da violência infantil. Entre as meninas de até 13 anos, quatro serão violentadas (a maioria, menor de cinco anos), a cada hora, e, em 90% das ocorrências, em crimes dentro da família. Isso, no Brasil que amarga posições em rankings mundiais: é o quinto, em casos de feminicídio; o segundo na esfera da exploração sexual, e o quarto em termos de casamentos infantis.

A sessão exclusiva com debate também será realizada nas cidades de Capela do Alto e Alambari.

O que é o Cine em Cena Brasil?

O projeto Cine em Cena Brasil, realizado pela Ibirajá Produções, é uma sala de cinema itinerante que leva a sétima arte às cidades que não possuem salas comerciais.

Um dos sócios da Ibirajá Produções, Edson Souza, de São Paulo, explica que o projeto surgiu da necessidade de levar a sétima arte à população menos favorecida. Segundo ele, no Brasil, apenas 6% dos municípios possuem salas de cinema. Muitas vezes, para a comunidade mais carente, a sala itinerante é o primeiro contato com o cinema.

O projeto também trabalha com agendamento de escolas públicas. Para levar grupos de alunos, é preciso procurar com antecedência a Secretaria Municipal de Educação e de Cultura. O “Cine em Cena Brasil” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR SPVias.

Mais informações sobre o projeto e a programação completa estão disponíveis no link https://www.facebook.com/cineemcenabrasil/

Instagram: @cineemcenabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário