quinta-feira, 6 de maio de 2021

Mingo Jacob expõe "Terra de Paulo Setúbal" no Museu Paulo Setúbal

Várias obras do artista ficarão expostas no Museu até o dia 30 de junho.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

04/05/2021 | O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realiza, até o dia 30 de junho, a exposição temporária “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Domingos Jacob Filho, mais conhecido como Mingo Jacob.

Com trabalhos em óleo sobre tela, a exposição retrata as paisagens rurais de Tatuí, cidade natal de Paulo Setúbal, fazendo um tributo à “terra do chão vermelho”.

Ela também faz parte do Concurso Literário “Paulo Setúbal”, de abrangência municipal, que comemora, neste ano, o centenário de publicação do livro “Alma Cabocla”, do escritor tatuiano. O concurso é direcionado aos alunos da Rede Municipal de Educação, que podem fazer sua inscrição até o dia 1º de junho. Os vencedores do certame serão conhecidos no mês de agosto, durante a “79ª Semana Paulo Setúbal”.

Além de contemplarem as telas, os alunos e familiares que visitarem a exposição terão acesso a um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí, que auxilia no entendimento do Concurso de Literatura e Artes Visuais deste ano. Os participantes do Concurso poderão construir seus trabalhos para concorrer ao Prêmio com o auxílio de suas famílias e encaminhar para a sua escola, que fará a inscrição.

A exposição “Terra de Paulo Setúbal” é gratuita para os alunos e a comunidade em geral, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e segue todos os protocolos sanitários para combater a proliferação da Covid-19. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.

Sobre o artista – Mingo Jacob iniciou sua carreira artística no final dos anos 70, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da Serigrafia.

Na pintura em óleo sobre tela, começou seus estudos com a professora Therezinha Pinto que, com seus ensinamentos, o iniciou definitivamente no mudo da pintura a óleo.

Em 2008, se aperfeiçoou em Pintura Acadêmica na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.

Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart) e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade.

Também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário