quinta-feira, 13 de maio de 2021

Começou a vacinação contra a gripe para idosos e profissionais da educação

Quem já tomou vacina contra o coronavírus precisa aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza. Cerca de 20 mil pessoas devem ser vacinadas nesta etapa.

Divulgação

Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, uma ou duas doses, precisam aguardar o intervalo de 14 dias para receberem o imunizante contra a Influenza.

11/05/2021 | Teve início em Tatuí, nesta terça-feira (11/05), mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, aproximadamente 20 mil pessoas, entre idosos a partir de 60 anos de idade completos (18.407 pessoas) e profissionais da Educação das Redes Pública e Privada (1.431 pessoas) devem receber a dose da vacina.

Para isso, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na UBS Central (CS1/Postão), UBS Dr. Laurindo, UBS Valinho, ESF Rosa Garcia, PSF Santa Rita, ESF Santa Luzia, ESF CDHU, PSF Vila Angélica, ESF Tóquio, ESF São Cristóvão e ESF Jardins de Tatuí. Já nas UBS Santa Cruz, UBS Mirandas e UBS Vila Esperança as doses da vacina são aplicadas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. É preciso levar o cartão SUS, um comprovante de endereço do município de Tatuí e um documento com foto/CPF. Os profissionais da Educação também devem levar o holerite.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, uma ou duas doses, precisam aguardar o intervalo de 14 dias para receberem o imunizante contra a Influenza. Ele ainda esclarece que a vacina contra Influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, mas auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para esse vírus, já que os sintomas são parecidos, ajudando, também, a reduzir a procura por serviços de saúde. A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A terceira fase de imunização terá início em 9 de junho, e abrange os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais; pessoas portadoras de deficiência permanente; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (15) 3305-8855.

Doses já aplicadas – Até esta terça-feira (11/05), segundo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Tatuí, foram vacinadas em Tatuí 4.170 pessoas, sendo: 2.828 crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; 412 gestantes, 752 profissionais da Saúde, 110 puérperas e 68 idosos. As pessoas destes grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina devem procurar as Unidades de Saúde nos dias e horários já citados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário