terça-feira, 11 de maio de 2021

Camerata Les Ensembles apresenta o projeto Viajando pela Orquestra

O projeto é destinado a alunos e professores da rede municipal de ensino. O primeiro vídeo do projeto está disponível na rede.

Projeto Cultural “Viajando pela Orquestra” tem o intuito de levar o conhecimento da composição de uma orquestra sinfônica.

11/05/2021 | A Camerata Les Ensembles Coral e Orquestra estreou o seu Projeto Cultural “Viajando pela Orquestra”, com o intuito de levar o conhecimento da composição de uma orquestra sinfônica, passando por todos os naipes e pela função do maestro, para alunos e professores do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Tatuí.

Com conteúdo lúdico e simples, o Projeto é realizado virtualmente como atividade extracurricular, na plataforma de aulas da Rede Municipal, devido a pandemia da Covid-19. Serão 8 vídeos-aula que abordarão os seguintes temas: “A História da Orquestra”; “O Maestro e o Spalla”; “As Cordas”; “As Madeiras”; “Os Metais”; “A Percussão”; “O Coral”; e “A Nona Sinfonia de Beethoven (4º movimento)”.

“A musicalização é o processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo a sensibilidade, a criatividade, o prazer de ouvir música, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção, a socialização, o respeito ao próximo e a afetividade. Ao final das aulas, os alunos e professores vão conhecer todas as partes de uma orquestra sinfônica”, explica o proponente deste Projeto, Wilson Mendes.

O primeiro vídeo do projeto, intitulado “A História da Orquestra”, apresentado pelo violinista e diretor da Les Ensembles, professor Fernando Pires, está disponível no link: https://bit.ly/3uDoqSZ

A Camerata Les Ensembles Coral e Orquestra foi habilitada pelo Edital de Cultura 02/2020 e recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário