sábado, 11 de junho de 2016

Virada Cultural da Juventude de Tatuí chega a sua quarta edição neste sábado

Prefeitura de Tatuí - Evandro Ananias
Evento acontece das 9h às 23h, na Concha Acústica, com diversas atrações e de graça

Tatuí recebe neste final de semana a quarta edição da Virada Cultura da Juventude. O evento acontece no sábado, 11, das 9h às 23h, na Concha Acústica, com entrada franca. A organização é do Movimento Popular Práxis, com o apoio da Prefeitura de Tatuí. 

O evento tem o objetivo promover a ocupação dos espaços públicos através de expressões culturais pertencentes à juventude, em geral originária do município de Tatuí. A primeira edição aconteceu em 2012, com competições de skate, dança, grafite, exposição da cultura Rastafári e muito Hip-Hop. 

De acordo com Licínio Cárdenas, um dos membros do Movimento Popular Práxis, o evento é considerado um marco na história da cidade. “Ganhamos munição e enxergamos belos horizontes em nossa luta pela juventude. Neste evento, ganhamos companheiros ilustres, Visel, Rapper Way Way e PuppaKanda, os precursores da cena do Hip-Hop em Tatuí, trilham juntos com a Práxis até hoje no caminho da construção de um circuito de ações públicas em busca de mudanças substanciais no que compete à popularização da arte com fim na emancipação social, cultural e intelectual da juventude”, explica.

A programação do evento fica por contada da companhia de Teatro de Dança Rosinha Orsi, R2 Live, Cururu, Estante Musical, MenandCamels, Ed + Koishan, Ras Pupa Kanda, Rapper Way, Iaponira, Caixa Magica, The Wasted, Rock na Véia, Manilha Velha, Família Sempre Ghetto e Visel MC.

Na semana passada, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, recebeu os integrantes da Práxis para tratar dos últimos detalhes da festa. “É um grupo politizado e participativo. Símbolo de uma juventude que pensa e que opina. Temos enorme orgulho de ter sempre apoiado a Virada Cultural, que foi criada no nosso governo e já é sem dúvida um grande legado para o jovem”, argumentou. 

O movimento / A Práxis é um movimento estudantil que existe em Tatuí desde 2010. Tem como seus principais objetivos, inserir o jovem na vida política, promover eventos culturais e educacionais e levantar as principais reivindicações dos estudantes e da juventude em geral. O lema do grupo, "Somos feitos pela história que fazemos", levanta a necessidade de colocar o jovem como autor de sua própria história.

Práxis é a conciliação da prática e da teoria em prol da efetividade. É um conceito filosófico que entende o homem como objeto e autor de sua própria história. “Não devemos meramente nos subjugar aos contextos históricos, uma vez que somos capazes de modificá-los. É nosso dever participar, opinar, fazer parte da grande caminhada da humanidade. A democracia de nosso país foi conquistada a duras penas para que hoje as novas gerações tivessem o direito de tomar parte nas decisões de seu futuro através do processo democrático”, esclarece Cárdenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário