quinta-feira, 9 de junho de 2016

Secretários de Tatuí e Itapetininga se reúnem para tratar da transição do Jurumirim

Encontro aconteceu nesta terça-feira, na Prefeitura de Tatuí, e teve Manu como anfitrião


Uma integração poucas vezes vista na história. Os secretários municipais de Tatuí e Itapetininga reuniram-se nesta terça-feira, 7. O encontro aconteceu na Prefeitura de Tatuí e o assunto em pauta foi a mudança de jurisdição do bairro rural do Jurumirim, que desde o último dia 11 de abril passou a pertencer definitivamente ao município de Itapetininga.

Após a decisão, as cidades vêm buscando a melhor forma de realizar essa transição de maneira harmônica para que os moradores do bairro não sejam prejudicados.

Durante o encontro, alguns pontos específicos foram definidos, como é o caso, por exemplo, da manutenção de estradas que será realizada em parcerias entre os dois municípios até o final de 2016. Já a coleta de lixo passa a ser de responsabilidade de Itapetininga já a partir da próxima semana. Até este sábado, o trabalho segue compartilhado.

Já os moradores que precisarem do serviço público de saúde poderão a continuar, temporariamente, a usar o posto de saúde da Enxovia, em Tatuí. Nesse período de transição, a Prefeitura de Itapetininga disponibilizará um médico que irá uma vez por semana ao Jurumirim para atender a consultas previamente agendadas pelos agentes comunitários de saúde que também passarão a atuar no local.

Até o final de 2016, os alunos permanecem estudando em Tatuí. As secretarias municipais de educação das duas cidades irão ao longo do ano realizando outras reuniões para determinar mais detalhes desta mudança. Tatuí também se responsabilizará nesse primeiro momento pela segurança do bairro, que continuará recebendo patrulhamento da Guarda Civil Municipal de Tatuí. A Secretaria de Estado da Segurança Pública será também acionada para participar das decisões definitivas sobre o setor.

Os programas sociais, oferecidos pelos governos do estado e federal através dos municípios, também serão mantidos, porém as duas cidades farão um levantamento da quantidade de beneficiários, já que será necessária a transferência no cadastro dos imóveis.

Mas, nem todos os ajustes puderam se equacionados de imediato. Algumas questões específicas ainda devem se tratadas nos próximos dias, entre elas o transporte coletivo urbano. A Empresa de Ônibus Rosa é a concessionária responsável pelas duas cidades e deverá em breve se pronunciar sobre o modelo adotado.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, foi o anfitrião do encontro. “As pessoas que moram no Jurumirim estão se sentindo desamparadas, sempre pertenceram a Tatuí, seus laços históricos, culturais e familiares estão associados ao nosso município. Recentemente, estive com o vereador Ronaldo Mota no bairro e reafirmarmos o compromisso de manter todos os serviços funcionando plenamente. É o que vamos fazer. Agora, com Tatuí e Itapetininga juntos”, finalizou.

Entenda o caso / O bairro rural do Jurumirim sempre fez parte de Tatuí. Até 2002, quando o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), órgão ligado à Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, em reavaliação periódica decidiu passar o território para a cidade vizinha. Na ocasião, o prefeito Ademir Borssato determinou que o município ingressasse com uma ação de demarcação de divisas, contra o município de Itapetininga e contra a Secretaria de Estado da Fazenda. Desde então, a batalha jurídica vem se estendendo. Agora, não cabe mais recurso por via judicial. Porém, os moradores locais estão colhendo um abaixo-assinado que deve ser em breve entregue ao governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário