quinta-feira, 23 de junho de 2016

Praça Paulo Setúbal será revitalizada e receberá projeto Quintal do Saber

Quintal do Saber é o nome escolhido para o projeto que terá viés artístico e literário

As obras de revitalização da Praça Paulo Setúbal seguem em ritmo acelerado. A melhoria foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí e a Unimed, que assumiu a reformulação e a conservação do espaço, por meio do projeto Adote uma Praça.

A ideia da Prefeitura é transformar a “Praça do Barão” em um lugar de convívio social, familiar e educativo. O local é considerado como um dos mais relacionados à história da cidade. Antes de receber o nome do escritor, imortalizado com o fardão da Academia Brasileira de Letras, a praça recebia o nome de João Pessoa. Mas, com a morte prematura de Setúbal em 1937, houve uma comoção popular para que o espaço público mais imponente e importante da época ganhasse o seu nome.

O conceito elaborado pelos núcleos de comunicação e marketing da Unimed e da Prefeitura é realmente inovador. “O melhor lugar de uma casa é o quintal. Onde reunimos os amigos para um churrasco, onde as crianças brincam, onde o vento sopra. Com uma revitalização minuciosa e rica em detalhes, o projeto receberá o nome de “Quintal do Saber – Praça Paulo Setúbal”, que será um verdadeiro museu do conhecimento ao ar livre. Um lugar feito para as nossas famílias”, explica Binho Vieira, assessor de comunicação e publicitário da Unimed, que assina o projeto, já com a experiência premiada da assinatura da sinalização temática musical Hospital Unimed “Dr. José Francisco Mendes de Almeida – Dr. Kiko”. 

A ideia é valorizar todo o entorno da praça, principalmente as duas escolas centenárias que fazem parte da história da cidade. “Sabemos que a família Setúbal empresta o nome Paulo Setúbal, nosso ilustre cidadão, a três patrimônios imateriais da nossa cidade, “Semana Paulo Setúbal”, “Museu Paulo Setúbal” e a “Praça Paulo Setúbal”. O que queremos realmente é que toda nossa cidade respire não somente música, por sermos a Capital da Música, mas também a literatura, espelhados em sua maior referência”, ressalta o presidente da Unimed, Eder Bagliari.

A proposta prevê ainda a revitalização de todos os monumentos da praça, que foram deteriorados pela ação do tempo, incluído o Pavilhão Nacional, a memória aos Pracinhas da FEB, o busto do patrono Paulo Setúbal, do monumento a Alberto Seabra, a de Nacif Farah, além da histórica Rosa dos Ventos, inscrita em pedra-portuguesa no centro do espaço. “O resgate histórico será tremendo e significativo para a reconstrução da memória de Tatuí e de seus ilustres cidadãos”, ressalta o prefeito Manu.

Outra novidade será o Projeto “Árvores do Quintal”, no qual serão mapeadas todas as árvores plantadas na praça. Todas ganharão placas com seus significados científicos para incentivar o estudo escolar. Serão feitos também mais de 100 metros de bancos de concreto, que servirão de base para o Projeto “Bancos Pensantes”. Pensamentos coloridos, dando ênfase ao poder da leitura, a influência dos livros e a valorização da escrita, terão espaço de destaque.

Em parceria com as escolas, os estudantes numa próxima fase, poderão aplicar a técnica do mosaico com ajuda dos professores de educação artística em todos os bancos do “Quintal do Saber”. Ao centro da praça, espaço para a “Arena do Quintal” onde acontecerão saraus, cantigas de rodas, shows onde as família, sentadas em bancos de alvenaria coloridos, poderão apreciar bons espetáculos ao vivo.

Serão também construídas duas “Salas de Aulas Verdes” onde alunos de qualquer escola poderão utilizar o espaço para aprendizado e prática vivencial de campo com lousa e banco de tronco de árvore. No “Pomar do Quintal”, os alunos poderão aprender as técnicas de botânica e jardinagem. A ideia é que ao final de alguns anos, a praça estará repleta de árvores frutíferas da região.

A inauguração está prevista para o dia 11 de agosto de 2016 em comemoração aos 190 anos de Tatuí. Quem passar no local já verá a praça em obras. O objetivo é construir um projeto transparente onde todos, principalmente as escolas, poderão acompanhar os projetos saindo do papel e ganhando viva. “Gostaríamos de contar com o apoio de toda a população de Tatuí para que juntos possamos construir um lugar que seja de usufruto de todos. Onde não há espaço para vandalismo, depredação, drogas, ou quaisquer outros elementos negativos que venham a prejudicar nossas famílias. Queremos uma praça segura, educativa, arborizada e iluminada que será referência para outras praças das cidade”, finaliza o Bagliari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário