sábado, 18 de junho de 2016

Museu recebe exposição de Giorge de Santi no dia 8

O Museu Histórico Paulo Setúbal está convidando para a abertura da exposição Ocupa 015, do fotógrafo Giorge de Santi, que acontecerá no dia 8 de julho, às 20h.

OCUPA 015 / Entre luzes, arte e fotografia, a exposição Ocupa 015, realizada pelo fotógrafo Giorge de Santi, retrata pela primeira vez numa exposição, o cotidiano e os progressos das ocupações artísticas em São Paulo. Num espaço totalmente inusitado, busca aguçar novos olhares e perspectivas dos transeuntes, e será realizada no porão do Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí. Abertura no dia 8 de julho.

Ocupa 015 leva esse nome para marcar o ano de 2015, quando ocorreu a residência do artista na ocupação Casa Amarela, casarão localizado na rua Consolação. E esse movimento, realizado por um coletivo de artistas, é retratado na exposição através das fotos que relevam o trabalho desses profissionais, tanto de suas obras, como projetos sociais que insere um diálogo e ações com as populações entorno desses locais ociosos, dando-lhes voz. Além disso, todo o material utilizado será acessível para trazer a simplicidade, como folhas sulfite, jogos de luzes, e num local insólito, o porão do museu. A ideia é chamar a atenção de todos para esse movimento novo que vêm ganhando força e trazer os visitantes para dentro desse mundo de expressão e arte. 

Essas ocupações representam resistência, a busca pela liberdade de expressão e por seus direitos. Em São Paulo, estima-se que cerca de 400 mil imóveis estejam abandonados, esses prédios chamaram a atenção dos movimentos artísticos que passaram a ocupar esses espaços transformando-os em ocupações culturais. Com isso, eles pretendem inserir a produção artística na metrópole, de modo que, através da cultura as pessoas possam refletir sobre a política e lutar para recolocar o cidadão como centro nas ações do Estado. 

A maioria desses movimentos nascem e ganham força com as jornadas de junho de 2013. Após os protestos que chegaram a reunir 1,28 milhões de pessoas nas ruas. Essas pessoas assumiram seus papeis como indivíduos sociais e não conseguiram mais se desligar, continuando assim a busca pelos seus direitos, e principalmente, a luta dos artistas contra a hegemonia do mercado, seja de arte ou de música, e essa é uma função social que é possível encontrar dentro das ocupações. Cada um tem uma visão, mas com uma missão em comum, a resistência.

E é isso que Giorge de Santi, fotógrafo apaixonado, tenta mostrar nessa exposição. Giorge busca abrir os olhos da população e das autoridades para a importância e o impacto que essas ocupações têm nas cidades e na vida da população em torno, através da arte, lutando também contra o preconceito inserido na sociedade.

Focando no registro singular e cultural. Giorge de Santi realiza mais uma exposição individual. Formado em 1990, pela Escola Panamericana de Artes (EPA), em São Paulo, trabalhou com grandes nomes da fotografia nacional, como J. R. Duran, Cláudia Jaquaribe, Miro, Dú Ribeiro, Vânia Toledo, Clício, e Márcio Scavone, grande colega de trabalho que caminha ao seu lado até hoje. 

Já trabalhou com publicidade, editoriais, fotojornalismo e registros arquitetônicos e de grandes eventos. Mas hoje se dedica à arte. Se inspirando em pessoas e nas cidades, procurando demonstrar essa cultura que vem crescendo e ganhando cunho social, político e artístico. 

Agenda: 
Museu Histórico Paulo Setúbal
Praça Manoel Guedes nº 98 - centro - Tatuí - SP 
A exposição poderá ser visitada até o dia 07 de agosto.
Horários de visitação:
Terça a sexta, das 8h30 às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário