segunda-feira, 20 de junho de 2016

Coluna do COBAT

Antônio de Pádua Oliveira, presidente do Conselho de Bairros de Tatuí – COBAT, preocupado com a situação desregrada em que anda o trânsito em nossa cidade, protocola nesta segunda dia 20 de junho de 2016, o Oficio COBAT-246/16,  através do qual pede providências aos órgãos responsáveis.

Oficio COBAT- 246/16

Ref.: Sinalização

A Diretoria do Conselho de Bairros de Tatuí – COBAT tem recebido reclamações sobre as dificuldades que o cidadão tem sentido na cidade de Tatuí devido ao grande volume de veículos existentes e o constante desrespeito às leis de trânsito, tanto que se decidiu a vos trazer uma reivindicação, apenas uma, levando-se em conta a impossibilidade para ser conter o aumento de veículos. Em Tatuí existe um grande desrespeito às vagas de estacionamento de idosos/portadores de necessidades, existe a falta de vagas para essas duas categorias de cidadãos baseada na lei que estipula 5% dentro das vagas existentes no local, ou seja 5% aos idosos e 5% aos portadores de necessidades especiais. Mas na verdade, o que nos traz a vossas senhorias é uma REIVINDICAÇÃO.

A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária, que se utiliza de sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente ou, eventualmente variável, mediante símbolos e/ou legendas preestabelecidas e legalmente instituídas. A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via. A sinalização vertical é classificada segundo sua função

A Via Roque Giovanni Adão Bertin é uma rua curta mas que dá acesso aos bairros Jardim São Paulo, Jardim Paulista, Chácara Junqueira, Colina Verde, Bela Vista, Parque Três Marias, Parque Santa Maria, Batalhão de Policia Ambiental, Bairro Dr. Laurindo, Vila Palmira, Vila Jurema e outras. Além disso dá acesso à Delegacia de Polícia Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tatuí, CREA, Cordão dos Bichos, Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Sede do COBAT, Sesi, várias pré-escolas etc. Isto significa que o trânsito que flui por essa via é enorme, é digno de consideração. A Via Roque Giovanni Adão Bertin possui a partir da Rua São Bento até as ruas Domingos Bassi e Euclides Ferreira, mão única sentido bairros, ou seja, flui apenas sentido bairros. 

Infelizmente, pessoas irresponsáveis, “apressadinhos de ocasião” sobem pela mesma na contra-mão com motos ou outros tipos de veículos motorizados colocando em risco a vida de pedestres, na maioria moradores ou estudantes que por ali trafegam. Geralmente sobem até a Pastor Julio Sanguinetti, outras vezes seguem direto até a Amaro Padilha, Isto é uma afronta ao Código de Trânsito e mais ainda a Delegacia de Policia até onde vão sem receio de serem autuados.


Na esquina das ruas Domingos Bassi / Euclides Figueiredo, na esquina da travessa Pastor Julio Sanguinetti e na esquina da Travessa Amaro Padilha (travessa da R.G. Adão Bertin), próxima à Delegacia de Polícia Civil, existem placas mod. R 3 indicando “Sentido Proibido".

Em conversa com alguns moradores, preocupados com a atitude irresponsável desses indivíduos ao volante, decidiu-se reivindicar deste Departamento a instalação de um RADAR na esquina da Rua Pastor Julio Sanguinetti, radar que flagrará os contraventores usuais daquela via. Se desconhecem sinais de trânsito, se não possuem CNH, aprenderão a conhecê-los através de curso ou reciclagem além do pagamento da multa correspondente.

Contando com vosso pronto atendimento, renovamos os protestos de elevada e distinta consideração.

Tatuí, 20 de Junho de 2016

ANTÕNIO DE PÁDUA OLIVEIRA
Presidente do COBAT

DD. Diretor do Demutt
Sr. Adriano Henrique Moreira

Tatuí – SP

Prefeito – Secret. Negócios – Mídia - Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário