quinta-feira, 23 de junho de 2016

Beneficiários do Bolsa Família em Tatuí deverão atualizar seus dados

2.732 pessoas ainda não atualizaram seus dados e podem ter repasse suspenso

Os beneficiários do Bolsa Família e de outros programas de proteção social e distribuição de renda deverão atualizar seus dados imediatamente. A chamada está sendo feita pelo Departamento Municipal de Bem Estar Social e Cidadania. Os usuários deverão fazer o recadastramento no Cadastro Único, o mais rápido possível para que não haja interrupção no repasse do auxílio.

Segundo dados oficiais do Departamento, 2.732 pessoas ainda não atualizaram suas informações. O objetivo é saber se as famílias atendidas continuam dentro das regras de participação nos programas. O cruzamento dos dados é feito com outras bases de dados do Governo Federal. Quando são encontradas diferenças entre as informações declaradas e as das outras bases de dados, as famílias são chamadas. 

De acordo com o gestor do Cadastro Único e coordenador do Bolsa Família, Cláudio Bertolacini Batista, as informações são uma importante ferramenta para que o Governo Federal conheça a realidade das famílias e desenvolva ou aprimore políticas específicas para as famílias em vulnerabilidade social. “Além disso, se a pessoa não atualiza as informações ela pode ter o benefício bloqueado ou cancelado. O ‘Minha Casa Minha Vida’, por exemplo, não seleciona famílias que estejam com os dados desatualizados”, completou.

Os beneficiários devem atualizar as informações sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. Tatuí tem 3.513 pessoas inseridas no Cadastro Único que recebem algum benefício, como o Bolsa Família, isenção de taxa para concursos públicos; aposentadoria para pessoa de baixa renda e acesso ao Programa Mais Educação.

A atualização deve ser feita no próprio Departamento Municipal do Bem Estar Social e Cidadania, que fica na Avenida Senador Laurindo Dias Minhoto, 310, na Vila Doutor Laurindo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Os documentos necessários (todos originais de todos os moradores maiores de 16 anos da família) são: comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento; RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho; declaração escolar de todos que estudam; comprovante de renda (holerite ou cartão do INSS). Já para os menores de 16 anos, é preciso apresentar declaração da escola ou creche e certidão de nascimento.

A lista completa dos beneficiários que ainda não se recadastraram está disponível no site da Prefeitura de Tatuí, no link http://tatui.sp.gov.br/concursos-publicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário