sábado, 25 de junho de 2016

Estudantes do Conservatório de Tatuí protestam com música

Alunos alegam que foram impedidos de entrarem no prédio para um evento.
Grupo também manifestou contra a demissão de um professor.


Do G1 Itapetininga e Região

Estudantes do Conservatório de Tatuí realizaram na noite desta sexta-feira (24), uma manifestação contra o fechamento da escola durante um encontro de músicos e a demissão de um dos fundadores do curso de MPB e jazz. De acordo com a instituição, esta foi a segunda manifestação que aconteceu durante a semana.

Com instrumentos musicais, os alunos fizeram o protesto em forma de sarau na entrada de uma das unidades. De acordo com o grupo, um encontro de músicos aconteceria no interior do prédio, mas os estudantes afirmam que os portões foram fechados às 16h30, cinco horas antes do horário normal, e não puderam realizar o evento.
Estudantes protestaram em frente do Conservatório
de Tatuí (Foto: Reprodução/TVTEM)

Os manifestantes encaminharam um vídeo para a reportagem da TV TEM que mostra o momento em que um aluno tenta entrar no prédio. Ele pergunta se o portão está fechado e o funcionário da portaria afirma que estava por ordem da diretoria. O aluno tenta pedir explicações para o motorista de um carro que seria um dos diretores. Porém, o motorista não responde ao questionamento.

Ainda de acordo com o grupo, os alunos também protestaram contra a demissão do professor Paulo Flores, que foi demitido do Conservatório. Segundo eles, Paulo é cofundador do curso de MPB e jazz e trabalhava na instituição há 35 anos.

“Eles não explicaram nem a demissão e nem o motivo de terem fechado a escola. Estão colocando os alunos para fora e nós não estamos podendo acessar o Conservatório. Estamos fazendo protesto por essas situações”, afirma o representante dos alunos Rafael Gandolfo Scherk.

Em nota, o Conservatório informou que o fechamento da instituição em horário diferenciado ocorreu nesta sexta-feira (24) por conta do final das provas do primeiro semestre letivo, início do recesso escolar e por não haver nenhum evento agendado para a data nas dependências da instituição.

O Conservatório funciona normalmente nestes sábado (25) e domingo (26), nos horários já divulgados, quando são realizadas as provas do Prêmio Incentivo à Música de Câmara, fases semifinal e final, com convidados especiais e música. A instituição também informou que não tinha conhecimento de qualquer evento de alunos, pois nenhuma solicitação de utilização das dependências foi efetuada.

Já em relação às manifestações, a instituição afirmou que respeita o direito de livre expressão de todos, porém abriu sindicância interna para investigação e registrou boletins de ocorrências contra pessoas que extrapolaram na manifestação da última terça-feira (21).

Protesto foi contra o fechamento do prédio para um encontro de músicos (Foto: Reprodução/TVTEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário