sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Exposição no Museu mostrará afinidades entre Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida

A exposição "Irmãos em Travesa e Travessias" que acontecerá a partir de 25 de novembro, com abertura às 19:30 horas, no Espaço Alternativo de Exposições Temporárias do Museu Paulo Setúbal, já esteve em Paraty e também no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, vem a Tatuí mostrar a relação literária e pessoal entre os poetas modernistas Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida por meio de imagens e documentos, voltada principalmente para o decênio de 1916 a 1925, conforme destaca a Coordenadora do Museu, Cida Medeiros.

A relação literária que foi movida pelo interesse de renovar a literatura brasileira, desenvolve-se em uma estreita amizade, e a partir de fragmentos de suas obras, de fotografias e dedicatórias de livros, é que a mostra delineia uma fase decisiva do modernismo incipiente, que viria a culminar na Semana de Arte Moderna de 1922, da qual ambos foram ativos participantes.

"A exposição retrata fielmente o que significa a junção de pensamentos e ideais através das letras, e o resultado será uma obra para os olhos gravarem e perpetuarem", finaliza Cida Medeiros. A curadoria: é de Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello. A realização da mostra em Tatuí é da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, sob a coordenação de Jorge Rizek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário