sábado, 5 de novembro de 2011

Conservatório de Tatuí realiza 5º Encontro Internacional de Percussão

Apresentações abertas ao público acontecem sempre no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos realiza o 5º Encontro Internacional de Percussão de 9 a 12 de novembro, com diversas atividades pedagógicas e artísticas tanto para os alunos inscritos quanto para o público, que poderá assistir aos concertos promovidos pelo evento, todos no Teatro Procópio Ferreira.

A abertura do 5º Encontro Internacional de Percussão, no dia 9, às 20h30, será com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e os convidados especiais Heri Brandino e Manuel Rangel. Brandino é formado em percussão pelo Conservatório de Tatuí e atualmente integra a Camerata Aberta da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) - Tom Jobim. Já Rangel foi solista junto à Filarmônica da Venezuela, à Orquestra de Câmara Virtuosis e ao Grupo Kapicua no Festival de Jazz de Caracas.

“O 5º Encontro Internacional de Percussão tem certeza da energia que será oferecida aos participantes, em forma de música, através das peles, barrafones, acessórios, dança, eletrônica, abordando gêneros clássicos e contemporâneos. Sempre com a intenção de uma maior união da área, troca de informações, aperfeiçoamento e aprendizado, desejamos um ótimo encontro a todos”, disse o coordenador do evento, Luis Marcos Caldana.

No dia 10, começa a série de apresentações com o Grupo de Percussão Percumpá, às 11h. As 18h, o Duo Paticumpá se apresenta. O concerto mais esperado do dia é do Drumming Duo, às 20h30. O grupo foi fundado em 1999 e é composto por Nuno Aroso e Miquel Bernart, um dos mais importantes do gênero na Europa. O Percumpá conta com alunos de percussão dos cursos técnico, bacharelado e pós-graduação em Práticas Interpretativas com ênfase nos séculos XX e XXI da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E o Duo Paticumpá tem sido considerado pela crítica um dos principais difusores do gênero no Brasil.

O terceiro dia das atividades artísticas traz mais três concertos abertos ao público. Às 16h sobe ao palco do Procópio Ferreira o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, o mais antigo do gênero no Brasil, em atividade há mais de três décadas. Gilmar Goulart Duo, marimbista e doutor em Artes Musicais pela Universidade de Colorado (EUA), apresenta-se às 18h. Às 20h30, é a vez de o cubano Changuito tocar com convidados. Changuito é um dos principais percussionistas populares e já foi nomeado ao Grammy por seu trabalho com Carlos “Patato” Valdes e Vilato Orestes, produzido por Greg Landau.

O último dia do 5º Encontro Internacional está reservado para as apresentações, às 11h, do Grupo de Percussão do Instituto de Artes UNESP (Piap), formado pelos alunos do Curso de Bacharelado em Percussão da universidade e eventuais convidados; Rusty Burge com a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, às 14h; e, às 20h, o workshow de Aquiles Priester ex-baterista do Angra e considerado um dos melhores do Brasil. Ao longo de 2005, Aquiles fez quase 80 shows em 2005, incluindo passagens por Itália, Espanha, Japão, Taiwan, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Grécia.

Os ingressos para o evento custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira, das 18h às 19h, de terça a sexta, e das 18h às 21h nos dias das apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário