sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Museu recebe na tarde deste sábado um show de uma variação do cururu

Show de caninha verde, uma variante do cururu, começa às 16h, no Museu Histórico de Tatuí.

"Caninha Verde - Uma variante do Cururu", de Rubens Vieira de Paula

03/11/2021 |  Como parte das atividades do 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, o Museu Histórico Paulo Setúbal receberá, neste sábado (04/12), às 16h, a apresentação de “Caninha Verde – Uma variante do Cururu”, de Rubens Vieira de Paula.

Essa manifestação cultural, que é uma variação do Cururu, surgiu da junção do “Cururu de improviso” com o ritmo das chamadas “Caninha Verde”. Bem como o Cururu tradicional, a modalidade teve início na região do “Médio Tietê” e se espalhou para diversas regiões do Brasil, sendo uma manifestação tradicional muito animada e divertida, que exige raciocínio e habilidade dos participantes.

O Projeto visa despertar nas novas gerações o respeito, a curiosidade, a criatividade e o interesse pelo gênero musical, promovendo o contato e a revalorização desta modalidade do Cururu, manifestação da cultura raiz tão importante para a identidade do povo que aqui vive. Cabe ressaltar que, o Cururu, como linguagem cultural, faz parte da memória de grande parte da população de nosso município, em que muitos cresceram ouvindo e participando em festas tradicionais.

“Caninha Verde – Uma variante do Cururu” é coordenada por Rubinho Véio e terá a participação de Zacarias Camargo, Josué Pereira (viola), Buenão (Gabriel Bueno), Esmeraldino do Congonhal, Benedito Leite (Dito Leiteiro) e José Pinto de Moraes (Zé Pinto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário