Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Duo de saxofone e piano é atração em recital no Conservatório de Tatuí

Bruno Camargo e Milena Lopes apresentam-se no próximo dia 23, no Salão Villa-Lobos



Os músicos Bruno Camargo e Milena Lopes, que formam duo de saxofone e piano, apresentam-se em recital gratuito no Conservatório de Tatuí. O duo faz apresentação gratuita na quinta-feira, 23 de junho, às 19h, no Salão Villa-Lobos (Rua São Bento, 415). A apresentação faz parte doVIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara, realizado entre os dias 20 e 26 de junho.

No recital, Bruno Camargo (saxofone) e Milena Lopes (piano) apresentam obras de Roger Boutry (Divertimento), Heitor Villa-Lobos (Fantasia), Alberto Ginastera (Danças Argentinas), Jacob ter Veldhuis (The Garden of Love), Astor Piazzolla (História do Tango) e Alfred Desenclos (Prèlude, Cadence et Finale).


Milena Lopes iniciou seus estudos musicais aos cinco anos na cidade de São Roque. Posteriormente ingressou no Conservatório de Tatuí, onde formou-se em piano sob orientação de Miriam Braga. Participou como bolsista nos festivais: Rio International Cello Encounter; Encontro Internacional de Pianistas em Tatuí; Femusc; 44º Festival de Inverno de Campos do Jordão, e curso intensivo de piano com Bernard Flavigny na França. Participou dos concursos Pré-Estreia pela TV Cultura, V Música no Museu no Rio de Janeiro, Concurso Nacional de Piano Maestro Spartacco Rossi, tendo recebido neste o prêmio pianista destaque. Foi finalista no concurso internacional de interpretação pianística Osvaldo Lacerda e recentemente foi a vencedora do 23º Prêmio Nascente na categoria de música erudita. Participou de masterclasses com renomados músicos entre eles: Paul Lewis, Alexander Toradze, Caio Pagano, Gerald Robbins, Flávio Augusto, Luiz Senise, Ricardo Castro, entre outros. Atuou como camerista nos II e III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra; V, VI e VII Curso de Férias do Conservatório de Tatuí; 2º Encontro de Flautistas de Bauru; no III Encontro Internacional de Flauta em Bariloche/Argentina. Já colaborou com importantes nomes entre eles: Benjamin Coelho, Iseut Chuat , Elisabet Franch , Maria Gabriela Rodriguez, entre outros. No ano de 2014, junto ao seu duo com o violonista Guilherme Sparrapan, foi convidada pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo/Moçambique a ministrar masterclasses e também realizar recitais pela capital moçambicana. Atuou como pianista correpetidora da classe de violino da professora Eliane Tokeshi. Obteve durante o ano de 2015 orientações sobre colaboração pianística com Ricardo Ballestero. Atualmente faz parte da equipe de pianistas correpetidores do Conservatório de Tatuí e cursa bacharelado em música na Universidade de São Paulo, sob orientação da pianista Luciana Sayure.

Bruno Camargo é chefe de naipe dos saxofones da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Integra o quarteto de saxofones Saxofonium (que venceu o 2º prêmio no Concurso Internacional de Quarteto de Saxofone de Brasília e 4º prêmio no Concurso de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí). Como solista, foi quinto prêmio no Concurso Internacional Dilson Florêncio, um dos três vencedores da audição no Festival internacional de Música da Universidade Federal Santa Maria para intercâmbio na Universidade da Georgia (edição 2015), além de vencer a audição para participação da turnê com a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Participou de diversos encontros e festivais, tendo aulas com grandes nomes do saxofone, como: Vincent David, Claude Delangle, Dilson Florêncio, Timothy MacAlister, entre muitos outros. Também atuou por dois anos e meio com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Como músico convidado integrou importantes grupos, como: Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de SP (turnê pelos EUA) e com o mesmo grupo gravou um CD e um DVD (TV Cultura); Banda Sinfonica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão, sendo considerado destaque individual na execução de Quadros de uma Exposição pela crítica. Atualmente é aluno do último semestre do Conservatório de Tatuí na classe do professor Marcos Pedroso e também da Universidade Metropolitana de Santos.

VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara

Trata-se de disputa interna, coordenada por Míriam Braga, que visa a premiar os melhores grupos de câmara da instituição. O evento contará com dezenas de apresentações gratuitas e participações especiais de grupos de câmara formados por profissionais da instituição e de São Paulo.

O Prêmio Incentivo à Música de Câmara é uma iniciativa da professora e pianista Míriam Braga que tem por objetivos estimular as apresentações públicas dos grupos formados dentro da área. A música de câmara é uma disciplina obrigatória a todos os alunos da área de música clássica da instituição. Atualmente, são cerca de 160 grupos que apresentam-se todos os bimestres, como forma de avaliação pública.

Em junho, as apresentações iniciam-se no dia 20, segunda-feira. As etapas eliminatórias serão às 9h, 11h, 14h e 16h, até o dia 24, sexta-feira, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415). Já no sábado, 25, no teatro Procópio Ferreira (mesmo endereço) ocorrem as semifinais do concurso, também a partir das 9h. As finais serão no domingo, 26, a partir das 9h, sendo que os vencedores serão anunciados às 18h da mesma data.

Além das apresentações dos grupos concorrentes, o VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara contará com participações especiais. Além do Musicum Trio (segunda-feira, 20, às 19h, no salão Villa-Lobos), estão confirmadas apresentações na terça-feira, 21, às 19h, do Grupo de Música de Câmara da Escola Municipal de Música de São Paulo, formado por Cesar Bonfim e Allan Olimpio Dantas (violino), Rodrigo Nunes Mendes (viola), Leonardo Salles (violoncelo), Laiana de Oliveira (mezzo-soprano) e Hermes Daniel Jacchieri (piano). Na sexta-feira, 24, às 19h, é a vez do Quinteto Goitacá, formado por Gerson Brandino e Leandro Cestari Gouveia (trompete), Jackson Lúcio (trompa), Juliano Gomes (trombone) e Ricardo Souza (tuba).

No sábado, 25, às 18h no teatro Procópio Ferreira, a atração especial será o recital “Liederabend”, pela mezzosoprano Cristine Bello Guse, pela soprano Marilane Bousquet, pelo tenor Marcos Nascimento, pelo barítono Sandro Bodilon, tendo Míriam Braga, Cristiane Bloes e Igor Baggio ao piano.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Duo Bruno Camargo e Milena Lopes
Quando: 23 de junho de 2016 . Quinta-feira
Horário: 19h00
Local: Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415
Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário