sexta-feira, 6 de março de 2015

Tatuí se mobiliza para impedir que surto regional da dengue chegue à cidade

Bloqueio de criadouros já atendeu 57 bairros - Ações de conscientização são ampliadas

Um verdadeiro mutirão contra a dengue vem sendo realizado em Tatuí. Diversas ações estão em curso com o objetivo de impedir que a doença chegue à cidade na mesma proporção que vem se manifestando em muitos municípios da região onde o quadro é preocupante. Sorocaba chegou esta semana a 8.659 casos, com 4.600 registrados somente nos últimos sete dias. Iperó completou essa semana 1.186 pessoas atingidas com a doença. Boituva decretou estado de emergência com 155 casos. Em Tatuí, não há epidemia. Mas, apesar da situação controlada, o número de casos também vem crescendo. Já há 22 importados e 18 autóctones, contraídos na própria cidade.

Os trabalhos de campo e conscientização foram ampliados. A equipe de agentes também foi reforçada e agora conta com 53 profissionais. As bases para a ação estratégica foram definidas no último dia 20 de fevereiro, em uma reunião no Paço Municipal, que teve a presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, da diretora da SUCEM (Superintendência de Controle de Endemias), Sueli Yasumaro Diaz, e do chefe de operações de campo, Isaias Ribeiro. “As ações realizadas em 2014 garantiram que o município ficasse livre da doença até janeiro deste ano, porém os casos crescentes na região exigem agora atenção redobrada”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França.

Já foram realizados bloqueios de criadouros em 57 bairros de Tatuí. Locais onde foram notificados casos da doença como Residencial Astória, Jardim Lucila e Avenida Salles Gomes, no Centro, receberam também ações de nebulização que mata o mosquito adulto transmissor da doença. A Cooperativa de Reciclagem e os dois cemitérios da cidade também foram alvo da inspeção.

Os agentes de combate à dengue continuam com as visitas em casas, empresas e estabelecimentos comerciais, para de detectar possíveis focos do mosquito e também informar e conscientizar a população sobre a importância de erradicar todos os focos do mosquito.

A divulgação da campanha também foi ampliada aos jornais e revistas do município, mensagens de texto, em formato SMS, para telefones celulares, além de carros de som. Também vem realizando reuniões com lideres das igrejas do município, solicitando a mobilização de fiéis. E, na próxima semana, as escolas municipais, estaduais e particulares receberão um mutirão, com diversas atividades incluindo caminhadas, panfletagem e ações que sensibilizem as crianças.

O coordenador de Combate à Dengue, Toni Sumio Ogata, destaca a importância da população estar consciente sobre a gravidade da doença. “A dengue é um doença que pode até matar. Combater a doença é obrigação de toda a população. Enfrentamos diversos problemas com proprietários que não autorizam a entrada dos agentes, outro problema são as residências que estão vazias. A população deve fazer vistorias periódicas em suas casas e com isso combater a doença”, conclama. 

Os agentes de Combate à Dengue utilizam crachás de identificação e seguem um roteiro de visitas às residências. Em caso de dúvida, o proprietário da casa deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (15) 3305-8855.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, alerta que a população deve estar atenta aos sintomas da dengue, que são muito parecidos com os sintomas de uma gripe. “Febre alta, dor de cabeça e nos músculos, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo são alguns sintomas da doença. Em caso de algum desses sintomas o individuo não deve se automedicar, o correto é procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência, pois quanto antes receber o diagnóstico o tratamento será mais rápido”, explica. Outra medida preventiva já adotada é a criação das salas de hidratação em todos os postos de saúde da cidade, para receber e tratar possíveis casos da doença.

Um comentário:

Unknown disse...

No dia 16 de fevereiro eu enviei um email para a ouvidoria da prefeitura informando que tem focos de dengue no jardim Gonzaga e cerca de 20 metros da creche tem foco do mosquito da dengue

Postar um comentário