sexta-feira, 6 de março de 2015

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre temporada de concertos na sexta, 13

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, abre na próxima sexta-feira, 13 de março, às 20h30, a temporada de concertos deste ano.

A apresentação terá entrada franca e regência do maestro João Maurício Galindo, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415. Os ingressos podem ser retirados de terça a sexta, das 17h às 19h, ou no dia de realização do concerto a partir das 18h.

Para a abertura de temporada, a Orquestra Sinfônica elegeu obras de F. Joseph Haydn, Jan Krtitel Neruda, Mikhail Malt, Edmundo Villani-Côrtes e D. Shostakovich.

De F. Joseph Haydn será apresentada a “Sinfonia n. 75”, em quatro movimentos. De Jan Krtitel Neruda, a obra escolhida é “Concerto em Mi bemol para trompete e cordas”, em três movimentos, com solo do trompetista Marcelo Costa. O concerto contará ainda com apresentação das obras “Abertura 1990”, de Mikhail Malt; “Concertino opus 94”, de D. Shostakovich; e “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes, esta última a obra mais conhecida e que maior número de transcrições recebeu do compositor brasileiro que celebra 85 anos de vida em 2015.

Para a abertura de temporada, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí contará com formação exclusiva de professores da instituição. A regência da temporada será de João Maurício Galindo, que está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos e à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011. Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, Galindo empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, o “Pergunte ao Maestro”, e o “Encontro com o Maestro”. Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada na Sala São Paulo, produzida pela Tucca, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou, pela editora Melhoramentos, o livro “Música, pare para ouvir”.

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, é especialista em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. É Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, e mestre em musicologia pela USP.

Solista

Marcelo Benedito Costa Franco é formado pela Escola de Música de Piracicaba, recebeu as primeiras orientações dos professores Anor Luciano e Oscarindo Roque. Logo depois, em São Paulo, na Escola Municipal de Música, passou a ser orientado pelo laureado professor Edgar Batista dos Santos “Capitão”; inclusive durante o curso superior nas faculdades Santa Marcelina e Mozarteum de São Paulo.

Participou também de festivais como o de Campos do Jordão e de masterclasses com professores como Gilberto Siqueira, Nailson Simões, Fred Mills, Winton Marsalis, Phil Smith (N.Y.Philarmonic) e Charles Schlueter (Boston Simphony).

Já durante o período acadêmico, também iniciou sua carreira profissional como orquestrante e camerista, sendo um dos fundadores do Quinteto Metal Nobre, grupo que integra há mais de 18 anos. Também como solista, apresentou-se em inúmeros concertos com orquestras como as da Escola de Música de Piracicaba, Orquestra de Câmara de Indaiatuba, Engenho Barroco, Sinfônica de Americana, Sorocaba, Orquestra de Câmara Orpheus (Bulgária) e Solistas do Teatro Colòn (Argentina), tendo ainda passado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na qual foi primeiro trompete entre 1999 e 2009.

Como docente, lecionou na Escola de Música de Piracicaba, Conservatório Novo Tempo, Conservatório Brooklin Paulista, entre outros.

Atualmente é trompetista da Orquestra Bachiana Filarmônica, Quinteto Metal Nobre, além de atuar como professor no Colégio Britânico Saint Paul e, desde 2008, no Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Marcelo Costa, trompete
João Maurício Galindo, regente
Sexta-feira, 13 de março, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 17h às 19h; no dia do evento a partir das 18h
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário