sexta-feira, 13 de março de 2015

Tatuí recebe nova edição do projeto ‘Janelas Contemporâneas – Arte e Inclusão Social’

Tatuí recebe nova edição do projeto ‘Janelas Contemporâneas – Arte e Inclusão Social’
Projeto prevê apresentações performances, instalações e exposições entre os dias 24 e 31 de março

A cidade de Tatuí recebe pela segunda vez, entre 24 e 31 de março, o projeto “Janelas Contemporâneas – Arte e Inclusão Social”, uma série de performances, instalações e exposições artísticas com entrada gratuita. O projeto une a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores, e as ações denominadas “Janelas Contemporâneas e A Água é Viva”, ambas coordenadas pela artista plástica Elisa Lobo.

A abertura da programação será na terça-feira, 24, no salão de eventos do condomínio residencial Colina das Estrelas, onde ocorre abertura das exposições “Janelas Contemporâneas e A Água é Viva”. A exposição é fechada para os condôminos, mas na mesma data, no Conservatório de Tatuí (Salão Villa-Lobos, rua São Bento, 415), às 19h, haverá show da Jazz Combo e oficina aberta de pintura. O evento tem entrada franca a qualquer interessado e, simultaneamente ao show musical, os presentes poderão realizar pinturas com materiais disponibilizados pela ação.

Na quarta-feira, 25, às 14h, no Asilo Lar São Vicente de Paula da cidade de Conchas, está programado show do duo Paulo Flores (flauta) e Joseval Paes (guitarra) e nova oficina de pintura.

Já no domingo, 29, três ações estão programadas em Tatuí: performance musical de duos formado pelos músicos do Jazz Combo e oficina aberta individual de pintura no salão de eventos da Colina das Estrelas (às 10h); show do Jazz Combo e oficina aberta coletiva de pintura no salão de eventos da Colina das Estrelas (às 11h30) e roda de choro e confraternização no quiosque do mesmo condomínio.


Na segunda-feira, 30, haverá show do Jazz Combo e oficina de pintura no Asilo de Tatuí, “Lar São Vicente de Paulo”, às 14h.

As ações terminam na terça, 31, com show do Jazz Combo e oficina de pintura na escola estadual “Lienette Avalone Ribeiro” em duas sessões: às 10h e 14h.

As ações “Janelas Contemporâneas e A Água é Viva” são um projeto de inclusão social que une música e arte visual como expressões no espaço sociológico da vida cotidiana das pessoas. “No que concerne à arte visual, existe há 11 anos um projeto com 150 mulheres do Sul de Minas Gerais, em sua maioria ex-colhedoras de café, sob a coordenação da artista plástica Elisa Lobo. A parte estética é extremamente rica em detalhes e os bordados foram desenvolvidos de modo totalmente inédito, tanto para os painéis com releituras de obras de arte, como para a instalação A Água é Viva”, descreve Paulo Flores. “As obras em si não pressupõem o fim, mas o meio para se conseguir incluir na sociedade e na cultura pessoas que não teriam condições sociais para isto. A música entra como elemento integrador da sensibilização emocional e cultural através de grupos regionais expressivos criando um cenário vivo com a história da arte.”

A principal proposta de toda a mostra é conscientizar as pessoas que transformar por meio da arte é um processo que se dá tanto ao nível de produção como no da contemplação. Sua concepção, portanto é voltada toda para o lado sociológico da arte em que ela busca ser a expressão da vida, onde as ideias e as vontades constituem seu fundamento.

Em 2014, a artista plástica Elisa Lobo este em Tatuí, onde realizou exposições – no saguão do Teatro Procópio Ferreira e no Centro Cultural Municipal – e performances junto ao grupo do Conservatório de Tatuí. “Ela volta este ano com novidades para ampliarmos esta parceria e trazermos benefícios a diferentes grupos em Tatuí”, comenta Flores.

Show

A apresentação da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, que integra as ações e terá pinturas simultâneas do público, trará adaptações de obras arranjadas por Paulo Flores dos compositores brasileiros Moacir Santos, Tom Jobim, Toninho Ferragutti, Léa Freire e Paulo Flores. A entrada é franca na terça, 24, às 19h, no Salão Villa-Lobos.

No programa, de Moacir Santos, estão as obras Amphibious, Kermess, Suk Cha, Maracatucutê e Coisa #2; de Toninho Ferragutti consta a obra O Sorriso da Manu; de Léa Freire, está a obra Maré; de Tom Jobim, estão Covendo na Roseira e Luiza; e, de Paulo Flores, Negrita.

SERVIÇO
Projeto Janelas Contemporâneas - Arte e Inclusão Social
Tatuí de 24 a 31 de Março de 2015
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário