segunda-feira, 9 de março de 2015

Prefeitura de Tietê recolhe em média 1 escorpião por minuto em cemitério

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Tietê
Tietê (G1) - A Prefeitura de Tietê (SP) recolheu no cemitério média de um escorpião vivo por minuto durante última inspeção da Vigilância Sanitária no local. Toda a ação foi gravada pelo Executivo para criação de um vídeo de prevenção contra os aracnídeos e lançado nesta segunda-feira (9). A gravação está disponível na internet no canal Youtube e no site da administração. Os animais foram levados ao Instituto Butantan para extração de soro e fabricação de antídoto.

O vídeo busca informar a população sobre as ações de combate aos escorpiões na cidade. Ele está disponível na sessão Em Foco no site da Prefeitura de Tietê. No material, o público pode ver que em 40 minutos no cemitério, a prefeitura colocou 40 escorpiões vivos em um pote.

Grace Possebon, coordenadora da Vigilância Sanitária, ressalta que quando uma pessoa é picada, ela deve procurar imediatamente a Vigilância Epidemiológica e o hospital mais próximo. Idosos e crianças abaixo de sete anos são mais sensíveis e podem morrer.

Segundo a bióloga Eliana Cato, em 2014 foram 32 acidentados por escorpiões em Tietê. “Neste ano, desde janeiro, nós já registramos oito casos na cidade”, informou no vídeo divulgado pela Prefeitura. Para o secretário de Serviços de Tietê, João Carlos Uliana, a situação é alarmante. “Fazemos monitoramento dessa praga desde janeiro, pois já realizamos três aplicações de inseticidas.”

Como os aracnídeos também são encontrados nas residências, o vídeo ainda traz dicas sobre como prevenir ou diminuir o risco de invasão de escorpiões nas casas. Para mais informações, o site da Prefeitura de Tietê é o: www.tiete.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário